Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,6074 | Euro R$ 6,1844
Search

Caderno Educação - A tarefa de escolher a escola

Colégios oferecem múltiplas atividades

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 26 de novembro de 2017 - 18:44
Estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Colégio Dom Hélder têm a disposição, diferentes meios de aprendizado que vão além da sala de aula tradicional. Há laboratórios de várias disciplinas, salas de vídeo e audiovisual
Estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Colégio Dom Hélder têm a disposição, diferentes meios de aprendizado que vão além da sala de aula tradicional. Há laboratórios de várias disciplinas, salas de vídeo e audiovisual -

O final do ano reserva uma preocupação a mais para os pais: a primeira ou uma nova escola para seus filhos. Além de questões como preço e localização, os questionamentos também giram em torno da preocupação de fazer uma boa escolha. O melhor é já começar a pesquisa, principalmente porque as escolas públicas têm prazo estipulado para as matrículas de novos alunos.  

Há escolas que têm alguns diferenciais que facilitam na hora da escolha. O Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara conta com a participação em concursos extraclasses, inclusive a nível nacional. Para a diretora geral da escola, Suzana de Fátima Piaz Barcelos, o projeto pedagógico atende às necessidades no que se refere aos vestibulares, concursos e, principalmente, ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

“Além do currículo atualizado e consciente, também temos um ambiente virtual, incluindo site, Facebook, uma central de mensagem com acompanhamento diário da rotina do aluno com a família. Nosso portal de ensino é estruturado para atender aos alunos no processo de estudos. Também pertencemos ao programa das Escolas Associadas da Unesco e somos a única de São Gonçalo e a segunda de Niterói”, contou Suzana.

Para facilitar o ensino, o Dom Hélder também conta com laboratórios equipados de diferentes disciplinas. As salas de vídeos também são usadas para extensão dos ensinamentos. 

A sala de audiovisual é usada, entre outras tarefas, para a aplicação de testes de habilidade psicológica e profissional aos alunos do Ensino Médio. Quem realiza esse trabalho é a psicóloga Priscila Fernandes, especialista em terapia de família. “O teste mede o nível de maturidade e decisão do aluno. A gente quer saber como o estudante se desenvolve ao longo do Ensino Médio, que é uma fase de muita expectativa”, informou a psicóloga. 

Os alunos do Ensino Fundamental também utilizam os laboratórios, que são aprovados. “A aula no laboratório de química é uma das que mais gosto porque a gente aprende na prática o que está sendo ensinado na sala de aula e se diverte”, disse a aluna do 9º ano, Manuela Machado, 14.

O Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara inicia a matrícula a partir do dia 11 de dezembro.

Inclusão

O colégio também trabalha com inclusão de pessoas com deficiência (PcD). Atualmente, há aproximadamente 17 alunos com algum tipo de deficiência nas salas de aula, que vão da Educação Infantil ao Ensino Médio, além de três classes especiais, que são chamadas de classes intermediárias, para alunos que não possuem condições de estarem nas classes regulares por fatores neurológicos, físicos ou sociais.

“Informamos e não temos receio de um diálogo franco e aberto com as famílias e com a equipe de docentes da escola. As soluções sempre envolvem o trabalho em equipe. Conhecemos as limitações de cada aluno para poder vencê-las. Buscamos auxílio e trabalhamos com a consciência de que toda criança ou jovem é incluído de alguma maneira, seja por ter maior ou menor facilidade, mais ou menos habilidade e ser mais ou menos capaz nas diferentes áreas. E para enfrentar momentos que fogem da rotina, o caminho é compreender que as crianças ou jovens têm características específicas e procuramos conhecê-las para lidar da melhor e mais construtiva maneira possível em cada uma delas”, informou Suzana.

Estudante em destaque

Competindo com alunos de todo Brasil que estudam em escolas participantes do sistema de ensino SER, Bernardo Passos de Oliveira, de sete anos, aluno do Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara, em Piratininga, Niterói, conquistou o primeiro lugar nas Olimpíadas do Conhecimento, realizada pelo Prepara Avaliações.

A avaliação foi composta de 10 perguntas nas áreas de Ciências, Linguagens e Matemática e Bernardo acertou todas. A prova foi aplicada no início do segundo semestre e o resultado fez com que, não apenas o menino, mas familiares e professores da escola ficassem maravilhados. 

O aluno, que está no segundo ano do Ensino Fundamental, contou que gosta de todas as matérias, mas a que mais se dedica é matemática. Apesar da pouca idade, Bernardo conta que já pensa em sua futura profissão.

“Eu estou na dúvida se quero ser construtor, engenheiro ou médico. Gosto um pouquinho de cada matéria, mas matemática é a que mais amo”, contou, confessando que os pais não o forçaram nas escolhas.

Bernardo também contou que estudou bastante em casa e na escola e que, apesar de bagunceiro, é um bom aluno. Pela premiação da avaliação, o aluno vai ganhar certificado e medalha, mas o menino também poderá receber um presente dos pais, dependendo do seu comportamento.

“Fiquei muito feliz com o resultado, pois foi um grande feito. Apesar do meu nervosismo no dia, deu tudo certo, tirei de letra. Meus pais contaram que, dependendo do meu comportamento, irão me presentear com algo que eu quero, que é um jogo de vídeo game”, explicou o menino, que começou a estudar na escola no início deste ano.

A coordenadora pedagógica da escola, Clerian Pereira, contou que a prova é contextualizada e a proposta é saber se o conteúdo dado na escola é aplicado na vida das crianças. Segundo ela, é um orgulho saber que a unidade consegue fazer com que os alunos tenham um senso crítico e estejam atentos ao que acontece no entorno.

“O Bernardo é um bom aluno e a família também se envolveu em todas as etapas do concurso. Eles mostram que acompanham a vida escolar do filho, o que é muito bom. Além da escola, é importante que os estudantes tenham um suporte em casa”, declarou.

Matrículas nas redes públicas

A matrícula para os novos alunos nas unidades estaduais acontece de forma informatizada. As inscrições vão até o dia 4 de dezembro pelo site www.matriculafacil.rj.gov.br.

No dia 22 de dezembro, será divulgada a relação nominal de todos os alunos alocados através da internet. A confirmação da reserva acontece entre 3 e 8 de janeiro de 2018.

É necessária a seguinte documentação para confirmação na escola: carteira de identidade ou documento que a substitua (certidão de nascimento ou casamento) original e CPF, se possuir; histórico escolar ou declaração da última unidade escolar em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola; carteira de identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos, original e cópia; laudo comprobatório de deficiências declaradas, se for o caso; e comprovante de residência.

 Em São Gonçalo, a pré-matrícula para novos estudantes da rede municipal do Ensino Fundamental acontece no período entre 14 e 21 de dezembro. O resultado será disponibilizado em 4 de janeiro. As inscrições serão realizadas online através do site da Secretaria Municipal de Educação (Semed): http://www.pmsg.rj.gov.br/educacao/. 

 A Secretaria Municipal de Educação de Niterói inicia o cadastro das matrículas para os novos alunos no dia 1º de dezembro. As inscrições seguem até o dia 8 para todos os anos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Após a divulgação dos resultados, será preciso comparecer na unidade escolhida para a efetivação da matrícula. A inscrição pode ser feita online através do site www.prematricula2018.educacao.niteroi.rj.gov.br ou nos polos de acesso à internet, entre 9h e 16h. 

 Em Itaboraí, a pré-matrícula para os alunos antigos vai do dia 1º a 31 de dezembro de 2017 pelo site www.seme.itaborai.rj.gov.br. Caso tenha dificuldade, a Semed disponibilizará polos de atendimento (escolas municipais), das 8h às 17h, nos dias úteis. A matrícula para alunos remanejados vão de 10 a 12 de dezembro. Já para novos alunos será de 16 a 19 de janeiro de 2018.

Matérias Relacionadas