Copa do Mundo na Rússia é tema de debate na UFF, no campus Gragoatá
No evento acadêmico na Universidade Federal Fluminense, será debatida a geopolítica da Copa

Por Rennan Rebello
A Copa do Mundo que será disputada, em junho, já toma conta dos noticiários e do mercado publicitário. Mas, devido a peculiaridade de ser disputada na Rússia, virou tema de debate acadêmico, que acontece hoje (5), a partir das 14h, na Universidade Federal Fluminense (UFF).
A universidade sediará duas mesas com os temas “Os desafios dos megaeventos esportivos na conjuntura global do século XXI” e “A Copa da Rússia de 2018: geopolítica global em questão”. As mesas serão no Bloco O, 5º andar, sala 1, no campus Gragoatá.
“A ideia do evento surgiu de conversas minhas com o colega de CPDOC (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas), Bernardo Borges Buarque de Hollanda, por entendermos que é um momento importante para debater as relações entre a sociedade, futebol e Copas do Mundo em diversos aspectos: políticos, econômicos, culturais, etc”, disse a professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação da UFF, Lívia Magalhães. Ela é autora do livro “Com a taça nas mãos: sociedade, Copa do Mundo e ditadura no Brasil e na Argentina”.
A professora unviersitária mantém também em andamento outras pesquisas que envolvem Copa do Mundo. “Atualmente, tenho projetos de pesquisa sobre a biografia de João Havelange e sobre o Mundialito em 1980, no Uruguai. Ambos, de certa forma, envolvem Copas do Mundo”, afirma.
No ciclo de palestras de logo mais, haverão especialistas para discutir junto ao público questões que envolvem a Copa em território russo e suas influências a nível internacional.
Na primeira, o professor Gilmar Mascarenhas (Departamento de Geografia/Uerj) será o conferencista com mediação de Bernardo Buarque (FGV/CPDOC).
A segunda parte terá como debatedores: Adriano Freixo (Relações Internacionais/UFF) e Maurício Santoro (Relações Internacionais/Uerj) e será mediada por Lívia Magalhães (História/UFF).