Secretaria de Cultura seleciona novos projetos
A Secretaria de Cultura, em conjunto com a Funarj (Fundação Anita Mantuano de Artes), seleciona projetos para a programação regular dos teatros da rede estadual, relativa ao segundo semestre de 2017, até o início de abril.
A programação inclui os teatros Gláucio Gill, Arthur Azevedo e Armando Gonzaga, além do Teatro Laura Alvim e o Espaço Rogério Cardoso/Porão, da Casa de Cultura Laura Alvim. As inscrições podem ser feitas com o preenchimento dos formulários de Cadastro do Proponente e Cadastro do projeto, disponíveis no portal da Funarj (www.funarj.rj.gov.br), até as 18h do dia 3 de abril.
Esta é a terceira edição de seleção pública para composição da programação desses espaços, mantendo-se o objetivo de colaborar com a política de transparência e democratização do acesso de artistas e produtores aos equipamentos públicos do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A meta é também criar um banco estadual de artistas e grupos através do cadastramento de dados e difundir o fazer das mais diversas artes em espaços cênicos. Na chamada pública, serão selecionados espetáculos inéditos ou estreados. Todos os teatros poderão receber espetáculos de teatro, circo e dança. Os teatros Armando Gonzaga e Arthur Azevedo receberão shows de música.
O edital será aberto a pessoas jurídicas (produtoras, associações de classe, cooperativas, entidades, grupos ou coletivos de artistas, entre outros) e pessoas físicas, que tenham trabalho comprovado na área de artes cênicas, há um ano.
A seleção é realizada por comissão mista, que tem sete técnicos da Secretaria de Cultura e da Funarj e duas pessoas da sociedade civil com especialização na área cultural. Os critérios se baseiam na relevância artística, adequação da proposta ao espaço cênico, estratégias de ampliação de divulgação, entre outros.