Prefeitura de São Gonçalo abandona praça pública na Venda da Cruz
Enquanto isso, nova área de lazer beneficia trailer irregular no Barro Vermelho
Por Marcela Freitas
Há uma semana, O SÃO GONÇALO mostrou a situação da Praça da Venda da Cruz, que abandonada pelo poder público, estava se tornando um depósito de lixo. Mas após a publicação, pouca coisa mudou. Em contrapartida, o governo municipal instalou uma nova área de lazer mas com um detalhe: ao lado de um trailer irregular. A pergunta que fica para a população é: quais os critérios para investimentos na cidade?
Depois da reportagem de OSG, a Prefeitura capinou a área da Praça da Venda da Cruz e colocou lixeiras, mas o descontentamento dos moradores continua, já que ainda há detritos espalhados, brinquedos quebrados e falta iluminação pública.
Morador do bairro há três meses, o cabeleireiro Sílvio César Santos, de 51 anos, diz que não frequenta a praça por causa do abandono.
“Acho essa área muito mal cuidada. O lixo deixa um cheiro insuportável, e a escuridão toma conta da região. Infelizmente é uma área ociosa por falta de investimentos”, afirmou.
Já a dona de casa Joilsa Carvalho, 48, gostaria que a área oferecesse mais brinquedos para as crianças.
“Moro bem próximo da praça e gosto de trazer a minha neta aqui após o horário escolar, mas nestas condições tem sido impossível. Faltam brinquedos, e os poucos que ainda restam estão quebrados. Pedimos ao prefeito que cuide melhor dessa região”, disse.
Para o padeiro Júlio de Souza, a falta de iluminação pública é um grave problema da região.
“A escuridão aumenta a insegurança. À noite, essa praça é tomada por moradores de rua que ocupam todo o espaço. Eu tenho medo de ficar aqui esperando a condução, imagine trazer meu filho para brincar aqui”, contou.
Incoerência - Em junho do ano passado, OSG mostrou a “invasão” de um trailer em um passeio público, na Rua Doutor Jurumenha, que vinha tirando o sono dos moradores. Na ocasião, a Prefeitura prometeu a retirada irregular do equipamento, mas isso nunca aconteceu e o comércio “não autorizado” ganhou até banheiro de alvenaria. E agora, a área em torno da edificação recebeu obras públicas com direito até a academia de ginástica.