Caminhoneiros fazem manifestações em rodovias de Itaboraí
Protesto ocorreu simultaneamente em 16 estados
Por Daniela Scaffo
Caminhoneiros realizam manifestações em dois trechos de Itaboraí, em duas diferentes rodovias, desde a manhã de ontem. A paralisação também aconteceu em, pelo menos, outros 16 estados. As pautas são a redução da carga tributária incidente sobre operações com óleo diesel a zero e isenção da contribuição de intervenção no domínio econômico, incidente sobre a receita bruta de venda no mercado interno de óleo diesel a ser utilizado pelo transportador autônomo de cargas.
A decisão da paralisação foi tomada pela Associação Brasileira dos Caminhoneiros, após esperar por resposta do Governo Federal, que não tomou qualquer iniciativa em relação aos pleitos feitos pela categoria.
Na BR-493, trecho Magé-Manilha, no Km 0, em Itaboraí, manifestantes se reuniram no acostamento. O mesmo aconteceu na BR-101, também em Manilha, em Itaboraí. Segundo os caminhoneiros, outra reivindicação também era o fim da restrição na Ponte Rio-Niterói e na serra de Petrópolis. “O combustível aumentou quatro vezes em uma semana. Além disso, estamos pagando pedágios caros demais. Nós vamos seguir essa paralisação até que o governo resolva, pelo menos, o preço do diesel”, disse o caminhonheiro Ediomar do Espírito Santo, de 36 anos, que trabalha há cinco na profissão.
Ver mais notícias:
Moradora de São Gonçalo tem diagnóstico de febre amarela confirmado
São Gonçalo abre inscrições para contratações temporárias de educadores
Itaboraí goleia e larga na frente na 'segundona' do Campeonato Carioca