Procon autua 26 estabelecimentos em São Gonçalo e Niterói
Cerca de 30 locais foram vistoriados
O Procon Estadual realizou uma operação de fiscalização, nesta segunda-feira (24), em Niterói e São Gonçalo . Os fiscais vistoriaram 30 locais dos bairros de Icaraí e Itaipu, em Niterói, e Alcântara, em São Gonçalo. Desses, 26 foram autuados.
Uma das drogaria na Rua Mariz e Barros, em Icaraí induzia o consumidor ao erro ao exibir o preço de ofertas exclusivas para clientes destacado em relação ao preço para todos os outros consumidores. Além disso, não contava com a revista do Preço Médio ao Consumidor atualizada para consulta e nem com o cartaz com o telefone e endereço do Procon-RJ.
Uma loja de artigos domésticos, em Itaipu, exibia em cartazes a fonte do valor da parcela na compra a prazo em tamanho maior que o valor à vista do produto. Não havia o exemplar do Livro de Reclamações, Certificado do Corpo de Bombeiros, Alvará de funcionamento e nem o Código de Defesa do Consumidor.
Em Alcântara, outra filial da drogaria apresentou edições desatualizadas da revista do Preço Médio ao Consumidor, do certificado de licença sanitária e do certificado de regularidade do Conselho Regional de Farmácia - esse último, vencido desde 2016.
Não foram apresentadas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Mega Mate (Rua Mariz e Barros, 71 – Icaraí), Smart Fit (Rua Mariz e Barros, 70 – Icaraí), Drops (Rua Coronel Moreira César, 300 – Niterói), Casas Bahia (Estrada Raul Veiga, 289 – Alcântara).