Estado vai inscrever para ensino integral em Empreendedorismo
Inscrições serão abertas no próximo mês
O Governo do Rio informou que vai implementar mais 60 novas escolas em tempo integral com ensino profissionalizante em Empreendedorismo em todo o estado. De acordo com o governo, as matrículas para essas unidades de ensino começam no próximo mês. Deste total, serão mais nove colégios na Capital, Niterói, São Gonçalo, Maricá e Rio Bonito. Somadas às 16 unidades já em funcionamento, o número de escolas deste modelo chegará a 25 na Região Metropolitana em 2019.
De acordo com o secretário estadual de Educação, Wagner Victer, além da carga horária ampliada, as escolas profissionalizantes em Empreendedorismo possuem parcerias com o Instituto Ayrton Senna e o Sebrae para a capacitação dos professores que vão atuar em sala de aula com os alunos.
"Os alunos dessas unidades de ensino também terão o benefício de receber o registro profissional por meio do Conselho Regional de Administração (CRA/RJ) ao final do curso", disse Victer.Mercado de trabalho - De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, as escolas em tempo integral profissionalizantes em Empreendedorismo da Região Metropolitana já apresentam bons resultados. Os estudantes têm desenvolvido projetos voltados a diferentes temas e objetivos.
Em São Gonçalo, uma escola que tem se destacado em atividades relacionadas ao Empreendedorismo é o Ciep 240 – Haroldo Teixeira Valladão. Com um projeto que incentiva a prática do jogo de xadrez na comunidade escolar, alunos da unidade de ensino conquistaram, em 2017, o prêmio do Desafio Criativos da Escola.
Foi entre uma partida e outra de xadrez, nos intervalos das aulas no Ciep, que os jovens tiveram a ideia de desenvolver a iniciativa, intitulada “Xeque-mate: No Game, No Life”. Orientados pela professora Inês Rocha Patereit, a proposta foi elaborada dentro da disciplina de “Projeto de Intervenção e Pesquisa (PIP)”, que faz parte da grade de Empreendedorismo.
Na capital, a preocupação com o Meio Ambiente é o tema do trabalho de sustentabilidade de um grupo de jovens empreendedores do Colégio Estadual Chico Anysio, no Andaraí, na Zona Norte do Rio. Os alunos produziram vídeos sobre conscientização ambiental, confeccionaram brinquedos com material coletado nas ruas, como papelão e tampinhas de garrafas PET, e lançaram uma campanha para a colocação de lixeiras com separação de recicláveis em praças da Tijuca, Grajaú e Andaraí, que ficam no entorno da unidade de ensino.