Olimpíada da Cidadania chega a 24ª edição na Baixada Fluminense
Abertura acontece em Belford Roxo nesta sexta (12)
Maior competição esportiva da Baixada Fluminense, a Olimpíada da Cidadania chega a 24ª edição, com início nesta sexta-feira (12), Dia das Crianças, cuja abertura acontece em Belford Roxo.
Organizada pela ONG Sublime, com patrocínio da Bayer, os jogos chegam para cumprir a missão de estimular a prática esportiva para a garotada de diversos municípios do estado, entre eles São Gonçalo e Niterói. Neste ano, uma novidade: participarão também escolas do Espírito Santo e de Minas Gerais.
Realizada do dia 12 de outubro a dois de dezembro, os participantes vão competir em diversas modalidades, entre elas, basquete, natação, tênis de mesa, artes marciais, ginástica olímpica, atletismo. Os jogos ocorrem sempre nos fins de semana, começando nos dias 13 e 14 de outubro com vôlei, futsal e handebol.
A abertura contará com seis atletas que farão um percurso pelas ruas de Belford Roxo com a tocha olímpica até acender a pira, localizada no Heliópolis Atlético Clube, onde os atletas estarão organizados por equipes.
A música ficará por conta da Banda Marcial do Colégio Líbano Brasileiro, interpretando a melodia do hino nacional e a famosa música Carruagens de Fogo, que se tornou um hino não-oficial de maratonas e olimpíadas ao redor do mundo.
Paralimpíada - Há 13 anos, a Paralimpíada da Cidadania também incentiva o esporte proporcionando a inclusão social. Crianças e jovens terão a oportunidade de participar, nos dias 22, 23 e 24 de novembro, de diversas modalidades, como natação, vôlei adaptado e tênis de mesa.
Os competidores são moradores de diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro: Paty do Alferes, Mesquita, Duque de Caxias, Queimados, Nilópolis, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro e Belford Roxo. As provas olímpicas são realizadas em vários locais, que podem ser consultados na ONG Sublime, pelo telefone (21) 3662-1677. Todas as inscrições e entradas são gratuitas.