Estudo afirma ter descoberto a causa do mal de Alzheimer
Vilão seria bactéria da gengiva
A causa da doença de Alzheimer foi descoberta, de acordo com uma empresa farmacêutica norte-americana. De acordo com a Cortexyme, o agente causador seria a bactéria Porphyromonas gingivalis, que costuma ficar na gengiva do ser humano e está relacionada a diversos tipos de periodontites.
A pesquisa feita pela organização foi publicada pela revista Science Advances, na última quarta-feira (23). O artigo afirma que uma droga que bloqueia as principais toxinas da bactéria será testada ainda neste ano a fim de desenvolver uma vacina contra periodontites.
Pesquisadores que investigam a bactéria Porphyromonas gingivalis descobriram que ela tem a capacidade de invadir e inflamar as regiões do cérebro afetadas pelo mal de Alzheimer. Além disso, infecções de gengiva causadas pela bactéria pioraram os sintomas do Alzheimer em camundongos geneticamente modificados para ter a doença, assim como danos neurológicos em camundongos saudáveis.
Além disso, a Porphyromonas gingivalis foi encontrada no líquido espinhal de pessoas portadoras de Alzheimer. Esta descoberta pode proporcionar uma nova forma, mais eficaz, de se diagnosticar a doença.
Se comprovada a causa do Alzheimer através desta bactéria, a vacina contra periodontite que já está sendo desenvolvida pode auxiliar a deter o avanço ou até mesmo proporcione a cura da doença de Alzheimer.