Além de saquear cargas, ladrões criam ‘robauto’ de peças em São Gonçalo
Houve aumento no número do roubo de cargas
Por Marcela Freitas
Policiais da 72ª DP (Mutuá) estão investigando uma nova modalidade criminosa cometida por ladrões de cargas da cidade: o desmanche e venda de peças dos veículos levados durante o roubo. Apenas ontem, dois veículos, encontrados na Rua Flávio Monteiro de Barros, no Portão do Rosa, e na Estrada da Conceição, no Mutuá, estavam sendo ‘depenados’.
Segundo os moradores, desde a última quinta-feira, um caminhão-baú, deixado no Portão do Rosa, vem sendo depredados por alguns homens. Do veículo, além da carga, foram retirados o motor, rodas, pneus além das placas. Apenas uma camisa, encontrada dentro do caminhão, dá indicativos que se trata da carga de uma empresa de colchões. A polícia está levantando o chassi do veículo para saber a empresa proprietária.
Já na Estrada da Conceição, na esquina com Olinto Moreira, um Sprinter com placa de Recife, capital de Pernambuco, vem sendo ‘depenado’ desde o dia 24 de agosto, quando foi roubado, na altura do Km 309, na BR- 101, na altura do Mutuá.
O motorista do veículo contou que três homens, em um Corolla, fizeram a abordagem e levaram o carro, que estava carregado de peças para plataformas da Petrobras. Segundo a vítima, os homens teriam manifestado maior interesse pelo automóvel. Do veiculo, foi retirado toda a parte do motor.
Investigadores da 72ª DP já informaram às Polícias Militar e Rodoviária Federal sobre o encontro de veículos, e agora estão apurando o ‘desmanche’ dos automóveis levados nos roubos de carga.
Recordando - O aumento no número de roubos de cargas em São Gonçalo chama a atenção. Entre janeiro e julho deste ano, foram registrados 750 casos, contra 391 no mesmo período do ano passado, ou seja, um aumento de mais de 90%, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP).
Somente na manhã do último sábado, quatro veículos de cargas foram roubados na área da 72ª DP (Mutuá), num intervalo de apenas duas horas e meia (das 7h30 às 10h). Em escala crescente, a delegacia registrou 168 casos nos primeiros sete meses de 2016, e 351 no mesmo período de 2017. Ou seja, um aumento de mais de 100%.
Acusados de receptação são presos na cidade
Acusados de receptação de carros e cargas roubadas, dois homens, de 21 e 29 anos, foram presos por policiais do Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) do 7ºBPM (São Gonçalo), na tarde de domingo, em Nova Cidade, São Gonçalo.
De acordo com a polícia, um dos suspeitos foi localizado na Rua Vicente Lima Cleto, dirigindo um HB20 preto em alta velocidade. Ao receber ordem de parada, o suspeito tentou fugir, sendo alcançado pouco depois, na Rua Cunha Júnior.
Ao verificar a documentação do automóvel, a PM constatou que o Chassi estava alterado e que o original apresentava uma reclamação de roubo na área da 73ªDP (Neves). Aos policiais, o condutor afirmou não ser o dono do carro e confessou que tinha outro automóvel, em sua casa, que era da mesma pessoa.
Na residência, os PMs encontraram o segundo carro, na garagem, que estava com placa e chassi adulterados. Ao conseguir a numeração correta, os militares descobriram que o Logan branco também se tratava de um veículo roubado, desta vez da área da 81ªDP (Itaipu).
No interior da casa, os agentes encontraram o segundo suspeito dormindo. Ele foi acordado e ainda apontou alguns materiais roubados que também estavam sendo escondidos na casa. Ao todo, foram recuperados acessórios de informática, de higiene e um bloqueador de GPS.
Os homens confessaram que apenas guardavam o material roubado, não participando dos crimes. Eles foram levados para a 73ªDP, onde acabaram autuados por receptação.