Neves recebe comissão francesa para firmar acordos de cooperação
Niterói recebeu, ontem, uma missão da Agência de Desenvolvimento Francesa (AFD) com objetivo de estruturar um acordo de cooperação para investimentos em mobilidade, urbanização e gestão fiscal. Dentre as propostas está a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que ligará as estações de barcas de Charitas e da Praça Araribóia.
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, disse que a missão foi uma continuidade do trabalho iniciado por ele, no ano passado, quando esteve na França conversando com os dirigentes da AFD. “Essa missão é mais uma etapa de um acordo de cooperação que estamos estruturando com a agência francesa. Isso foi iniciado na minha ida à França. Esse acordo é muito importante porque reforça o trabalho que está sendo desenvolvido pela atual gestão da Prefeitura”, disse Rodrigo.
Ainda segundo o prefeito, o acordo amplia as possibilidades de troca de experiências porque a agência francesa tem portfólio amplo de projetos de cooperação no mundo. “Essas ações serão úteis para a melhoria da gestão pública de Niterói e a implementação de políticas públicas relacionadas a infraestrutura urbana, sobretudo a mobilidade”, disse.
O chefe do Executivo informou que serão alinhados os termos do acordo de cooperação que serão encaminhados para a Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento. No escopo do projeto estão também a urbanização dos morros do Estado, Arroz e Boavista; implantação do Parque da Chácara do Vintém e recuperação de construções históricas; ampliação do sistema de geoprocessamento para unificar dados das secretarias da Prefeitura; aperfeiçoamento do Sistema da Defesa Civil com aquisição de novos equipamentos, além da macrodrenagem do Rio Icaraí.