Vereador cria projetos para estimular arrecadação em São Gonçalo
José Carlos está em seu 3° Mandato
O vereador gonçalense José Carlos Vicente, no cumprimento do terceiro mandato na Câmara Municipal, acredita que a baixa arrecadação seja o maior desafio para o atual prefeito, José Luiz Nanci. Líder do governo Legislativo, ele tem como prioridade a apresentação de propostas para ajudar a reverter o quadro.
“Maricá recebeu até agosto deste ano, mais de R$500 milhões em royalties de petróleo. Niterói ganhou algo próximo a esse valor, enquanto São Gonçalo não alcançou 15% desse total. E temos uma população duas vezes maior do que a niteroiense. Somos o município mais pobre do Estado por renda per capita, isto é, se dividimos o que ganhamos pela quantidade de pessoas”, exemplifica o vereador do Livres, antigo PSL.
Dado esse cenário, Vicente explica que a proposta de facilitar o pagamento de IPTU para uso capião poderia, além de contribuir para uma melhor arrecadação, conceder o direito à moradia a muitos gonçalenses. “São Gonçalo bate recorde negativo quando o assunto é inadimplência. Uma alternativa para reduzir esses números é a legalização de casas de posse. O cidadão vai quitar o IPTU atrasado, seja à vista ou parcelado, e ganhar o direito de propriedade sobre o imóvel. Caso o dono seja descoberto e reivindique o terreno, ele terá que indenizar o morador com o valor pago junto à Prefeitura”, propõe Vicente.
Ciente da crise na iluminação pública que a cidade enfrenta, o líder do governo na Câmara garante que, num prazo de 90 dias, o problema estará sanado.
“Não adianta o prefeito fazer uma licitação de forma errada, para que o Ministério Público venha cobrá-lo futuramente, e a população, mais uma vez, padeça com u serviço precário ou interrompido. Acredito que dentro de dois a três meses, o processo esteja concluído e que, no início do próximo ano, São Gonçalo esteja iluminada novamente”, projeta Vicente.