Traficante de Niterói estaria ligado a plano internacional para libertar líder do 'CV' no Paraguai
"Leozinho' a mando de 'Beira-Mar, teria organizado plano para libertar 'Marcelo Piloto'
!['Leozinho' teria interesse em fortalecer CV](https://cdn.osaogoncalo.com.br/img/normal/50000/1200x720/Leomar-divulgacao_00052942_0_00054647_0-ScaleDownProportional.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.osaogoncalo.com.br%2Fimg%2Fnormal%2F50000%2FLeomar-divulgacao_00052942_0_00054647_0.jpg%3Fxid%3D129918%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1734205646&xid=129918)
Procurado em vários países sob acusação de participação no tráfico internacional de drogas, Leomar de Oliveira Barbosa, o 'Leozinho', oriundo da comunidade da Vila Ipiranga, no Fonseca, em Niterói, pode estar por trás do audacioso plano montado pela facção a que pertence, o 'Comando Vermelho' (CV), para tentar resgatar Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, o 'Marcelo Piloto' no Paraguai.
O plano de fuga, que seria colocado em prática nesse final de semana, foi descoberto através de investigação conjunta entre a Polícia Federal (PF) do Brasil e a Secretaria Nacional Antidrogas paraguaia. Cinco pessoas foram presas e armamentos 'pesados, como 'pistolas e fuzis', apreendidos. Considerado o principal homem de confiança de Luiz Fernando da Costa, o 'Fernandinho Beira-Mar', Leomar está solto desde junho.
'Leozinho' estava no Presídio de Formosa, de onde foi liberado, graças a um habeas corpus, conseguido pelo seus advogados de defesa. A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) do Distrito Federal informou, por meio de nota, que o preso foi liberado em cumprimento de um alvará de soltura. No entanto, de acordo com o comunicado, Leomar foi liberado indevidamente em função de haver contra ele outras duas execuções penais, não observadas por servidores do cartório da unidade”.
Segundo investigações da Polícia Federal, Leomar se transformou numa espécie de 'atacadista' do 'Comando Vermelho', assumindo funções estratégicas de revenda de entorpecentes trazidos, principalmente, da Colômbia e do Paraguai. Segundo a PF, ele poderia ter articulado o plano de fuga de 'Marcelo Piloto' pelo fato de o acusado ser um elo importante dentro da facção para articular o tráfico de armas.
Piloto - 'Marcelo Piloto' foi preso no Paraguai em dezembro de 2017. Ele foi encontrado em uma operação da Secretaria de Estado de Segurança do Rio (Seseg), em conjunto com a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad), a Polícia Federal brasileira, a Polícia Nacional do Paraguai e a Agência Antidrogas Americana (DEA).
Já nessa época, 'Piloto' era homem de confiança de Fernandinho Beira-Mar (preso há 11 anos), tendo recebido todos os contatos de fornecedores de armas de Marcelo da Silva Leandro, o 'Marcelinho Niterói', morto por agentes da Polícia Federal no Complexo da Maré, no fim de 2011. Marcelo teria começado no tráfico de drogas em Niterói, junto com Leomar, no final da década de 80.
O plano para prender os brasileiros que foram ao Paraguai para tentar resgatar 'Piloto' foi desencadeado na noite da última quinta-feira. O grupo estava em três casas em Assunção, na capital paraguaia, de onde pretendiam partir para o resgate do criminoso. Nos imóveis alugados pela quadrilha foi aprendida grande quantidade de armas e munições. Na ação foram presos: Alan Neves da Conceição; Juarez Italo Paiva Neto; Marisa de Souza Penna; Thiago Lucas Gonçalves; Wanderson Ferreira de Paula Silva.
Segundo os agentes, o processamento de dados de inteligência, obtidos através dos instrumentos de cooperação internacional entre os dois países, viabilizou a identificação e a localização do grupo.