Detran-Rj se une com a operação Lei Seca em 'Maio Amarelo'
A campanha vai alertar a população sobre o alto índice de mortes e feridos em acidentes de trânsito
O Detran-RJ começou ontem ações de conscientização, em parceria com a Lei Seca, pela campanha “Maio Amarelo”, para alertar a população sobre o alto índice de mortes e feridos em acidentes e buscar minimizar a imprudência no trânsito do estado do Rio. Segundo o órgão, durante todo o mês, serão realizadas 15 blitzes, em cinco bairros da cidade do Rio e vários pontos da Região Metropolitana, incluindo São Gonçalo, Niterói e Maricá, além de municípios da Baixada Fluminense e Região Serrana.
Durante a ação, técnicos do Detran vão parar os veículos para conscientizar os motoristas sobre um trânsito mais seguro. A primeira operação foi realizada nesta sexta-feira na Avenida Atlântica, em Copacabana, Zona Sul carioca.
Os carros serão abordados na cidade, mas desta vez não serão fiscalizados nem multados. A blitz será de conscientização e distribuirá materiais educacionais e também fitas amarelas. Cada operação contará com 12 agentes educativos, com o apoio da “Lei Seca”, que também fará uma abordagem educacional mostrando a importância de não dirigir após o consumo de bebida alcoólica.
“No último ano, o número de acidentes no trânsito caiu, mas o de mortes aumentou. Isso prova que a conscientização não pode parar. O movimento ‘Maio Amarelo’ é importante, porque levanta o tema da imprudência no trânsito com muita firmeza. Mas ser prudente e dirigir de forma consciente precisam ser ações diárias de todos nós. E cabe ao poder público conscientizar e fiscalizar”, argumentou o presidente do Detran-RJ,Leonardo Jacob. Para o coordenador da Operação Lei Seca, tenente-coronel Marco Andrade, estas ações de conscientização têm a finalidade de chamar a atenção da sociedade brasileira sobre os perigos do trânsito, que mata mais de 1,2 milhão de pessoas no mundo e mais de 40 mil brasileiros por ano.
“Este é um grande movimento a favor da vida. As blitzes com o Detran pretendem fazer a população refletir e repensar suas atitudes e comportamento para que possamos juntos, poder público e sociedade, construir um trânsito mais humano e diminuir essas estatísticas tão drásticas”, ressaltou o coordenador da Lei Seca.
O Detran informou também que, em apoio ao movimento “Maio Amarelo”, o prédio central do órgão, na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio, e o Palácio Guanabara, sede do governo do estado, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, ficarão iluminados de amarelo durante todo o mês de maio.
Veja mais notícias:
Primeiro feirão da casa própria em São Gonçalo
Niterói é escolhida para receber encontro nacional de pré-candidatos à presidência