02 de Setembro de 2014

Geral
Enviado por Sany Medeiros e Taiso Motta 20/4/2013 20:38:10

Salve o santo guerreiro

Desde 2008 sancionado como feriado estadual, o Dia de São Jorge, comemorado no dia 23 de abril, é sempre repleto de festas e homenagens. Tradicional do Santo Guerreiro, a cavalgada e as roupas nas cores vermelha e branca tomam conta das ruas. A data esse ano cai depois de amanhã. E como não poderia deixar de ser, arrastará milhares de devotos para as igrejas e as ruas. Quase sempre com um único objetivo: agradecer as bênçãos recebidas pelo ‘cavaleiro da Capadócia’. São Gonçalo, Niterói e Maricá são os focos das festividades.
 
O SAGRADO – A capela do Glorioso São Jorge, que fica na Rua Dr. Alides Figueiredo, no Centro de Niterói, já preparou o cronograma para as festividades. As comemorações começaram nesse fim de semana, com um tríduo de novena ao homenageado. Salve, Jorge! 
 
Mas o ponto alto é a terça-feira. A tradicional alvorada festiva começa bem, às 6h. Meia hora depois, o Arcebispo Dom José Francisco irá realizar a Santa Missa na igreja do Santo Guerreiro, no Centro. O dia estará repleto de religiosidade. Outras missas serão celebradas pelo pároco Padre Wallace Dawan às 9, 12, 14 e 16h.
 
A procissão está programada para começar às 18h. A imagem será carregada pelo carro de bombeiros, saindo da Rua Marechal Deodoro e seguindo pelas Ruas Barão do Amazonas, São Pedro e Visconde de Sepetiba, até subir a Rua São João e retornar à capela. A organização do evento espera aproximadamente 50 mil fieis.
 
Desde 2007, o 12º BPM (Niterói) realiza uma procissão pelas ruas no entorno do batalhão. O criador do evento é o atual secretário de Ordem Pública de Niterói e coronel reformado da PM Marcus Jardim, fervoroso devoto do santo. Uma missa será celebrada pelo major capelão Alberto Gonzaga, às 8h, na capela de São Jorge, que foi construída dentro do 12º BPM, quando Marcus Jardim comandava a unidade. Em seguida, haverá uma cavalgada. Vinte 20 cavalos, com seus cavaleiros, e 12 cães da PM, vão sair devidamente fardados carregando a imagem do santo. O secretário estará noevento.
 
Em Maricá, as matrizes afro-brasileiras também irão homenagear o santo. A secretaria municipal de Assuntos Religiosos organiza quatro alvoradas às 4h da manhã para o Santo Guerreiro. As cerimônias serão realizadas nos bairros do Retiro (Centro Espírita Nossa Senhora da Assumpção), Cordeirinho (Centro Ogum Xoroque), Centro (Tenda Espírita da Cabocla Jurema) e Bairro da Amizade (Terreiro de Capanguero).
 
Os devotos da capela do “santinho” que fica no Sacramento, em SG, realizam uma procissão hoje, às 15h30. 
 
O PROFANO – O Espaço São Jorge, tradicional casa de shows de SG, irá realizar uma grande festa aberta ao público e iniciada por uma missa campal, às 10h. A festa seguirá ao som de muito pagode, com distribuição churrasco. Grupos de samba locais como Intimistas, Sambai e Renovasamba vão dar o tom e realizar shows dentro e fora do Espaço. A festa já existe a 7 anos e dessa vez, os portões serão abertos aos convidados.
 
“No ano passado, com cobrança de entrada, tivemos cerca de 2 mil pessoas. Esse ano, esperamos 6 mil”, disse a gerente Elenir Braga que conta que a Rua José Ramos de Oliveira, em Neves, vai ser fechada para o evento.
 
Outro local conhecido na cidade e que vai prestar tributo no dia de São Jorge é o Espaço Cultura Porto da Pedra. A partir das 6h e 30 min da manha, quando será realizada uma missa, começará o esquenta para O Encontro dos Amigos de São Jorge. Após a cerimônia, será servido um café da manhã e a programação se estenderá durante o restante do dia, com shows de diversos grupos de pagode e de samba. Segundo os organizadores ,além da cerveja gelada, serão servidos aperitivos, como caldo de feijão e frango a passarinho, entre outras opções. A idéia é oferecer um ambiente familiar para devotos do santo que forem ao local.
 
A cidade de Marica também presta suas homenagens e tem sua tradicional cavalgada onde os organizadores esperam receber mais de 700 pessoas e cerca de 400 cavaleiros acompanhando o festejo. Os tributos começarão já no domingo (21) com orações (19h) e show sertanejo da dupla Douglas e Kleberson (21h), na capela do santo no Bairro do Espraiado. No dia seguinte, a festa continua com o show do grupo Garotos sem Preconceito, com participação especial do cantor Manhoso, também às 21h. Mas a grande homenagem ao Santo Guerreiro começa terça-feira, às 6h, com a alvorada festiva com banda no Centro Municipal Educacional Joana Benedicta Rangel.
 
HISTÓRIA - São Jorge teria nascido na antiga Capadócia, na região sudeste da Anatólia, onde hoje fica a Turquia. Na adolescência, seguiu sua vocação combativa e entrou para a carreira das armas. Acabou sendo promovido a capitão do Exército romano e, por sua dedicação e habilidade, o imperador lhe conferiu o título de conde da Capadócia.
 
Apesar de seu sucesso na carreira militar, Jorge foi torturado por mostrar a sua fé em Jesus Cristo quando o imperador Diocleciano decidiu matar todos os cristãos. Como Jorge se mantinha fiel ao Cristianismo e sua história ganhava notoriedade, fazendo com que muitos se convertessem à religião, o imperador mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303, em Nicomédia (Ásia Menor).
 
RUAS FECHADAS – Devido as procissões, cavalgadas e homenagem ao santo guerreiro, uma serie de ruas serão interditadas em Niterói e São Gonçalo. Para que aconteçam os ritos e festividades populares, a Rua José Ramos de Oliveira, no bairro Neves, será fechada no trecho que compreende as ruas Oliveira Botelho e Hermogêneo Monteiro da Silva, no dia 23, entre as 11 e 20h.
 
Em Vista Alegre, a Rua Cidade de Lisboa já está interditada, entre a estrada Almirante Penna Botto e a Rua Ary de Mota Jardim, desde ontem. Uma alternativa para os motoristas é fazer um desvio pelas ruas Francisco Pereira dos Santos, Antônio Pereira dos Santos e Estrada São Pedro.
 
A pedido da direção da capela de São Jorge, diversas ruas dos Bairros Lindo Parque e Zé Garoto serão parcialmente fechadas, com uma pista liberada aos veículos, hoje, entre 15h 30 e 17h 30. São elas: Rua Alexandre Brunet, Maria Quitéria de Jesus, Avenida Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, Doutor Getúlio Vargas, 1° de Maio, Lúcio Tomé Feiteira, Doutor Alberto Torres, Comandante Ary Parreiras, Francisco Portela, Coronel Moreira César, Feliciano Sodré, Nilo Peçanha, José Mendonça de Campos, Jornalista Roberto Marinho, José Lourenço de Azevedo e Alexandre Brunet.
 
Em Niterói, as ruas do centro que serão interditadas são Doutor Alcides Figueiredo, das 17h de segunda-feira às 22h de terça, para montagem de palco e realização de missas campais. Para o andamento da procissão, a partir das 18h do dia 23, alem da Dr. Alcides Figueiredo, o ponto de origem, estão interditadas as seguintes ruas: Marechal Deodoro, Barão do Amazonas, Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro,Conceição, Visconde de Sepetiba, Cadete Xavier Leal, São João, Marechal Deodoro e Alcides Figueiredo.
Por conta da cavalgada do 12º BPM, estarão interditadas a Avenida Jansen de Melo e ruas Professor Heitor Carrilho, Manoel Pacheco de Carvalho, Presidente Castelo Branco, a partir das 8h.
 





<< Primeira < Anterior   [ 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10  ] Próxima > Última >>

Expediente | Anuncie Aqui | Trabalhe Conosco | Twitter | Comunidade no Orkut | RSS | Fale Conosco
©Copyright O SÃO GONÇALO - Todos os direitos Reservados

Ilhota Leste Comunicação