Estudantes de Itaboraí recebem medalhas da Olimpíadas Brasileira de Astronomia
Cerimônia foi realizada na E.M Guilherme de Miranda Saraiva
![Premiados na Olimpíadas Brasileira de Astronomia](https://cdn.osaogoncalo.com.br/img/normal/110000/1200x720/Educacao-PMI-1-1_00110898_0-ScaleDownProportional.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.osaogoncalo.com.br%2Fimg%2Fnormal%2F110000%2FEducacao-PMI-1-1_00110898_0.jpg%3Fxid%3D319402%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1734411498&xid=319402)
Alunos da E.M Guilherme de Miranda Saraiva conquistaram cinco medalhas na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) edição de 2020. Devido à pandemia, a cerimônia de premiação foi realizada nesta quinta-feira (12/08) na escola com a presença da subsecretária de Gestão de Ensino, Gláucia Vieira, representando a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), direção da escola, professores, alunos e seus responsáveis.
Foram quatro alunos premiados com a medalha de bronze – Ana Alice da Silva Cavalcante, Letícia da Silva Bastos, Maria Eduarda da Conceição Tardim Fonseca e Samara de Almeida dos Santos – e um aluno premiado com a medalha de ouro – Thales Flôr Campos. Nem a pandemia com a interrupção das aulas presenciais impediram a preparação dos estudantes. O professor de Ciências e representante da OBA, Carlos Alexandre, manteve o planejamento de aulas especiais e plano de estudo para auxiliar os estudantes. Os alunos utilizaram também o aplicativo da OBA para completar os estudos.
“Vivemos um tempo conturbado e no meio de tanta turbulência temos uma notícia ótima dessa que é ter nossos alunos premiados na OBA que é a nível nacional. Estamos reconhecendo não só nossos alunos, mas também a educação pública de qualidade. Estamos orgulhosos!”, disse Carlos Alexandre.
A OBA é uma olimpíada científica promovida pelo Ministério da Educação que ocorre anualmente envolvendo estudantes das escolas públicas e privadas de todo o país. Desde 2011, com o apoio da SEMED, da direção da escola, professores e alunos se mobilizam para participar da competição nacional.
“A palavra aqui hoje é Transformação. Acredito que é através da educação que conseguimos transformar vidas. A iniciativa de participar de programas como esse estimulam outros alunos. A premiação é apenas uma consequência do excelente trabalho desenvolvido por todos”, parabenizou a subsecretária de Gestão de Ensino, Gláucia Vieira.
O excelente resultado rendeu bons frutos, a 24ª edição da OBA já ocorreu no primeiro semestre desse ano e o resultado saiu agora durante o mês de agosto. Mais uma vez, os alunos do E.M Guilherme de Miranda Saraiva tiveram destaque conquistando dessa vez sete medalhas (três ouros, uma prata e três bronzes). A entrega de medalhas será daqui dois meses.
“Estou feliz de participar dessa cerimônia com a minha mãe, colegas e professores. Ganhar a medalha é um estímulo para continuarmos estudando. Queremos continuar o grupo de estudos para participar de outras olimpíadas”, disse Thales Campos, que também ganhará uma medalha na premiação da 24ª edição da OBA.