Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,6444 | Euro R$ 6,2156
Search

Escola de Niterói ganha Prêmio Municipal de Direitos Humanos

Homenagem foi concedida pela Prefeitura de Niterói

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 04 de novembro de 2021 - 21:05
O Instituto GayLussac adotou as Direitos Humanos em seu ano letivo.
O Instituto GayLussac adotou as Direitos Humanos em seu ano letivo. -

A Prefeitura de Niterói entregou o Prêmio Municipal de Direitos Humanos ao Instituto GayLussac, a homenagem ocorreu na última quarta-feira (03) e sendo entregue pelo Secretário de Direitos Humanos, Raphael Costa. Este prêmio é uma maneira de reconhecer o apoio para escolas que trabalham em causas sociais e solidárias na cidade, incentivando a multiplicação desses atos em Niterói.

“O GayLussac foi muito importante, por exemplo, na campanha Niterói Solidária, pois foi a primeira doação enquanto instituição, com a primeira das toneladas que a escola arrecadou. Foi um incentivo para que outras instituições abraçassem a campanha. Hoje são mais de 50 toneladas arrecadadas! O prêmio é um gesto simbólico diante da grandeza de ações como essa. Esperamos que a comunidade de Niterói olhe para o GayLussac e veja uma luz no meio da escuridão marcada pelas desigualdades sociais da cidade, um farol que inspira um caminho de esperança. Que as pessoas abracem essas causas e percebam uma possibilidade de agir também”, disse Raphael Costa.

O prêmio foi criado pela Prefeitura de Niterói em julho deste ano (2021), com o objetivo de promover, valorizar e incentivar que essas iniciativas sejam frequentes em Niterói, em prol dos Direitos Humanos. Além do Secretário de Direitos Humanos, Raphael Costa, a bancada contou também com o prefeito da cidade, Axel Grael, o presidente da OAB Niterói, Cláudio Vianna, o reitor da Universidade Federal Fluminense, Antônio Carlos da Nóbrega, contando também com o presidente da Câmara de Vereadores de Niterói, Milton Cal.

O Secretário ainda ressaltou que a escolha do homenageado, foi unânime e se deu principalmente junção, em 2021, da disciplina de Direitos Humanos e Salvaguarda no currículo escolar, a partir do 6° ano do Ensino Fundamental. Raphael Costa disse: “essa iniciativa coloca o GayLussac como protagonista e na vanguarda de Niterói. Os Direitos Humanos têm sido incorporados à dinâmica escolar e ao projeto pedagógico. É uma rotina de promoção da cultura desses direitos”.

Ainda em 2021, o Instituto GayLussac fez a escolha dos Direitos Humanos como tema principal para o ano letivo, além dessa homenagem, o instituto recebeu outros prêmios relacionados a Educação. 

“O GayLussac nasce com o propósito de desenvolver uma excelente formação acadêmica que só faz sentido se estiver atrelada a sólida formação de valores. Sempre pensamos de que maneira poderíamos mostrar aos alunos a realidade em que vivemos, não somente a partir de uma educação que tenha ideias solidárias, mas que a gente oferecendo a eles experiências em diferentes espaços sociais. É assim que eles vão criar uma mentalidade sobre como o mundo está e qual é a parte que eles podem contribuir”, contou Luiza Sassi, diretora-geral do Instituto GayLussac.

Matérias Relacionadas