Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 6,1679 | Euro R$ 6,4757
Search

Cidades do Rio ganharão autonomia para decidir sobre o fim do uso de máscaras

De acordo com o secretário estadual de Saúde, o decreto será publicado ainda nesta quinta-feira (3)

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 03 de março de 2022 - 20:56
Secretário estadual de Saúde Alexandre Chieppe fala sobre decreto que vai flexibilizar o uso de máscaras nos municípios do estado do Rio.
Secretário estadual de Saúde Alexandre Chieppe fala sobre decreto que vai flexibilizar o uso de máscaras nos municípios do estado do Rio. -

A secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro, irá publicar um decreto, ainda nesta quinta-feira (3), que tornará facultativo para todas as cidades do Estado do Rio, que definirá sobre a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes abertos e fechado. O secretário Alexandre Chieppe, explicou através de um vídeo que esta medida foi tomada visando a melhora do cenário epidemiológico da covid-19 no Estado do Rio e também sobre o avanço da cobertura de vacinação.

Nesta decisão, a secretaria de Saúde, considera o cenário heterogêneo, para os municípios que tem o indicador muito baixo ou que estão saindo da quarta onda de covid-19. Aqueles que ainda desejarem manter o uso da máscara em ambientes abertos ou fechados, possuíram a liberdade para tomar esta decisão.

O secretário também pediu para a população, o seguinte, "Pessoas com sinais e sintomas respiratórios mantenham o uso da máscara se forem entrar em contato com outras pessoas. O ideal é que essas pessoas façam isolamento".

A Secretaria de Estado de Saúde, também chegou a informar que irá seguir com o monitoramento dos indicadores e suas atualizações semanais dos Mapas de Risco, pelas regiões e por municípios, que irá subsidiar as decisões do poder executivo municipal.

Alguns locais que a Secretaria de Estado de Saúde ainda determinará a permanência do uso de obrigatório de máscara e as penalidades disposta no art.5° da Lei Estadual N.°8.859/2020.

A hipótese de um conflito, nos municípios que já dispõem destas medidas em vigor, visando a proteção contra à covid-19, ainda valerá a norma restritiva. O decreto deverá entrar em vigor na data de sua publicação e as medidas poderão ser revistas caso exista alguma mudança no cenário epidemiológico da Covid-19 no Estado do Rio. 

Matérias Relacionadas