Projeto 'Escritoras Vivas' promove sarau de encerramento neste sábado (20)
Evento tem início às 18h, com transmissão pelo Instagram
O coletivo Escritoras Vivas realiza, neste sábado (20), o sarau de encerramento das Oficinas de Escrita, a partir das 18h, no Bistrô Cultural D'Avó, no Centro de São Gonçalo. Respeitando os protocolos sanitários devido à pandemia do coronavírus, o evento poderá ser acompanhado ao vivo pelo Instagram do projeto (http://www.instagram.com/escritorasvivas).
No sarau com microfone aberto, as participantes das oficinas mostrarão seus trabalhos textuais e estarão livres para se expressarem artisticamente com declamação de poesias, leitura, música etc.
O projeto, idealizado pela escritora e professora Yonara Costa, em parceria com as escritoras Suzane Silveira e Cyntia Fonseca, foi contemplado pela Lei Aldir Blanc de fomento à Cultura (nº 14.017, de 29 de junho de 2020) e consistiu em três oficinas gratuitas de escrita: poesia, conto e escrita jornalística, para mulheres gonçalenses.
Os trabalhos resultantes das oficinas farão parte de um livro a ser publicado ainda em 2021. Além disso, o projeto tem como objetivo ser um coletivo de mulheres escritoras com uma programação cultural fixa no município, com encontros mensais, entre outras atividades online.
O Bistrô Cultural D'Avó fica na Rua Eduardo Vieira, 122, Centro (rua lateral do Rodoshopping).
Origem
O coletivo Escritoras Vivas nasceu de um outro projeto iniciado em 2017 pela professora Yonara Costa, o 'Escritores Vivos'. Ao entrevistar periodicamente escritores da cidade, ela percebeu o número ínfimo de autoras mulheres.
Com isso, teve a ideia de expandir o projeto para atender a uma perspectiva feminina, ainda tão tímida na cultura gonçalense. Então, nasceu o Escritoras Vivas que também leva o selo do Grupo Mulheres do Brasil - que tem um núcleo em São Gonçalo - criado pela Luiza Trajano, CEO da Magazine Luiza.