Tamoio é reconhecido como patrimônio público e cultural de São Gonçalo
Desembargadores do TJRJ atestaram a constitucionalidade da lei aprovada em 2017
Em sessão realizada nesta semana, o Tamoio Futebol Clube foi reconhecido como patrimônio público e cultural do município de São Gonçalo pelos desembargadores do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ). Os magistrados atestaram a constitucionalidade do projeto de lei 704/2017 aprovado pela Câmara de Vereadores de São Gonçalo justamente no ano em que a instituição, fundada em 1917, comemorou seu centenário. As informações são da Coluna do Gilson Monteiro.
A Procuradoria Geral do Estado questionou a constitucionalidade da lei. O órgão queria revogar a decisão e alegou que o tombamento apenas poderia ser realizado por lei de iniciativa da prefeitura. A norma foi sancionada no dia 3 de agosto de 2017, pelo então prefeito da cidade, José Luiz Nanci.
Por unanimidade, os magistrados acompanharam o voto do relator, desembargador Claudio Brandão de Oliveira, que negou o recurso da Procuradoria Geral do Estado.
Além de fazer parte da abertura oficial do carnaval carioca, de 1960 a 1980, o Tamoio disputou campeonatos fluminenses de futebol e os feitos são lembrados até hoje.
Há aproximadamente 50 anos, o Tamoio criou um moderno parque aquático que ainda é bastante frequentado pelos associados até hoje. Antes da pandemia, o clube vinha sendo utilizado mais para palco de shows de música popular.
Fundado em 19 de novembro de 1917, o clube Tamoio fica localizado na Avenida Presidente Kennedy, 101, na Brasilândia.