Gonçalense que sonha em ser músico viraliza no app TikTok
O técnico de enfermagem, Guilherme 'Descolado', alcançou mais de 100 mil visualizações únicas com vídeo de "teste de amizade"
O gonçalense Guilherme Matos, de 22 anos, postou um vídeo no TikTok sem pretensão alguma e foi dormir. Quando acordou, deparou com mais de 100 mil visualizações: seu vídeo foi parar na página principal da rede social.
O morador do Complexo do Salgueiro começou a receber uma enxurrada de mensagens de conhecidos e ligações de seus familiares. Ele tinha viralizado com um vídeo aparentemente simples de um "teste de amizade":
A postagem que já atingiu mais de um milhão e 300 mil visualizações foi feita em sua casa. Guilherme começou a fazer um churrasco sozinho e, em vez de contar sobre o churrasco, decidiu perguntar quem poderia o ajudar a fazer uma mudança urgente, pois estaria sozinho, e gravou. O único a comparecer foi o seu amigo, que apareceu no vídeo.
"Ter um vídeo viralizado nas redes sociais me deu uma sensação muito boa de estar cada vez mais próximo dos meus sonhos. Foi uma sensação boa, porém inesperada, então fiquei sem reação", conta.
Guilherme 'Descolado', como é mais conhecido, sonha em ser músico, e participa de batalhas de rima desde 2015, e de projetos voltados para a cultura. Tem, inclusive, uma poesia publicada no Jornal Diário da Poesia.
O técnico de enfermagem ainda não lançou nenhuma música profissionalmente, pois está trabalhando com calma no seu projeto para "trazer um bom conteúdo para o público".
Ele tem investido na sua carreira através da sua equipe "Tropa021", grupo em que jovens com o mesmo sonho que "Descolado" se ajudam. Todos são moradores também do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. "Queremos mostrar que na favela também temos influências boas e que conseguimos arrancar sorrisos".
"Hoje posso dizer que minhas influências são pessoas próximas a mim, pessoas de São Gonçalo que conseguiram realizar seus sonhos e fazer história através da música", diz Guilherme.
UM SONHO AINDA VIVO
O jovem relata que o real motivo de ter entrado no ramo da saúde foi a tentativa de ajudar a própria mãe, que sofria problemas de saúde. Ele sentiu que precisava ter mais conhecimento sobre a área, e por isso se formou técnico de enfermagem e fez curso de socorrista. Infelizmente, sua mãe faleceu. Mas Guilherme se manteve firme e pegou gosto pela profissão.
Mesmo tendo orgulho de sua atuação, "Descolado" afirma que trocaria, sem pensar duas vezes, o que faz hoje para viver do seu real sonho, que é a música.
"Todo mundo me conhece como 'Descolado' e no mundo do rap eu quero honrar esse nome. Sou uma pessoa que gosta de ser diferente e de inovar. Inclusive tenho uma letra para lançar que diz assim: 'Deus falou em um sonho para eu não desanimar que um dia iria me honrar / Que iria me dar forças para minhas coisas eu conquistar para eu não parar de lutar...'", recita o jovem gonçalense.