Coletivo Escritoras Vivas promove 1º Café Literário neste sábado (20)
Evento tem início às 16h, no Empório Vírgula, em São Gonçalo
O coletivo Escritoras Vivas está com mais uma novidade para leitores, escritores e apreciadores culturais em geral: o primeiro Café Literário Escritoras Vivas acontece neste sábado (20), a partir das 16h, no Empório Vírgula, em São Gonçalo.
Será uma tarde de programação intensa, com o lançamento do quarto livro da professora e mestre em Língua Portuguesa, Ivana Martins; a gravação do primeiro videocast Escritoras Vivas, além da exposição e venda dos livros coletivos e individuais das demais autoras do coletivo.
O Empório Vírgula fica na Rua Carlos Gianelli, 235, Boaçu (próx. ao Shopping Corcovado).
Café Literário
Desde as primeiras oficinas de escrita em 2020, o coletivo de autoras gonçalenses Escritoras Vivas realiza uma série de ações pontuais em prol da cultura e do fortalecimento da literatura de autoria feminina na região. Além do livro 'Escritoras Vivas: coletivo de autoras gonçalenses', várias escritoras lançaram seus livros solo e participaram de outras ações em projetos parceiros como as do Grupo Mulheres do Brasil, Projeto Lilás, Ressuscita São Gonçalo, editora Apologia Brasil e outros.
Coletivo Escritoras Vivas celebra parcerias com lançamento de livros no Dia do Escritor (25)
A ideia do Café Literário surgiu como forma de integrar as novas ações do coletivo para 2022 em um mesmo espaço, com a gravação do videocast (formato audiovisual do podcast), lançamento e venda de livros, sarau e ações paralelas da parceria com o LabLetras, da FFP-Uerj.
Lançamento da vez
Com a expectativa de colaborar no combate ao racismo estrutural através da literatura, a escritora gonçalense Ivana Martins, de 47 anos, lança seu quarto livro solo 'Narrativas Africanas e Afro-Brasileiras em Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: a África nos Atravessa', pela editora Conexão 7. A obra é parte da sua dissertação de mestrado e tem como público-alvo os educadores do Brasil.
Professora gonçalense lança livro que incentiva educação antirracista
Empório Vírgula
Mais novo parceiro do coletivo, o Empório Vírgula, assim como o Bistrô Cultural D'Avó, abre suas portas para eventos que fortaleçam a cultura e a literatura na cidade. Antes uma tradicional padaria, o Vírgula "nasceu" em novembro de 2020, logo após o 'boom' da pandemia, dando lugar a um espaço moderno e ao mesmo tempo aconchegante.
O estabelecimento tem sido frequentemente palco de eventos culturais, musicais, artísticos, de moda e literários, como os das Escritoras Vivas.
Videocast
A ideia do Videocast surgiu numa conversa informal entre as Escritoras Vivas Yonara Costa, Suzane Silveira e Cyntia Fonseca, primeiras integrantes do coletivo. Com a expansão do formato midiático na região, o objetivo é abrir mais um canal de comunicação que "potencialize a voz" das mulheres, em especial as escritoras.
Podcast, a mídia que veio para ficar: conheça 4 podcasts da região
Para a gravação do primeiro episódio, "Por que Escritoras Vivas?", irão compor a mesa Yonara Costa, Suzane Silveira, Cyntia Fonseca e a convidada especial Clara Kappaun, que também integra o coletivo. Num bate-papo descontraído as autoras vão falar de tudo um pouco, sobre literatura, escrita, experiências pessoais e profissionais, mercado editorial e as próximas novidades para o coletivo.