De Itaboraí para o mundo: Jovem de 15 anos conquista o bicampeonato no Abu Dhabi Grand Slam 2023
Thaiammy Paixão é faixa azul no Jiu-jitsu e conquistou o primeiro lugar na categoria juvenil - até 70kg
Moradora do Retiro São Joaquim, em Itaboraí, a atleta Thaiammy Paixão, de 15 anos, conquistou o bicampeonato no Abu Dhabi Grand Slam Jiu-jitsu World Tour 2023. A luta, que garantiu mais uma medalha de ouro para a jovem, aconteceu no dia 5 de maio, no Mubadala Arena, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
Organizado pela Federação de Jiu-jitsu dos Emirados Árabes Unidos e pela Abu Dhabi Jiu-jitsu, o Abu Dhabi Grand Slam é uma série de torneios internacionais de Jiu-jitsu, que faz uma "tour" levando o campeonato pelo mundo.
Em 2022, Thaiammy Paixão ganhou sua primeira medalha de ouro no Abu Dhabi Grand Slam, na categoria juvenil faixa amarela, que também aconteceu na capital dos Emirados Árabes e agora, com o bicampeonato, a atleta se tornou a número 1 da América do Sul em sua categoria.
"Estava me sentindo bastante confiante pra essa competição, mas quando descobri que ia lutar no tatame da Tv fiquei muito nervosa por ser o maior tatame da arena e muitas pessoas estarem assistindo. Foi uma luta muito dura e tive muita dificuldade pra finalizar minha oponente, mas graças a Deus consegui trazer o ouro pra casa", contou Thaiammy Paixão.
Para os pais da atleta, Shimenny e Rogério, ver a filha no esporte, mesmo diante da saudade e da distância em que estão submetidos, é motivo de orgulho. Rogério, inclusive, foi o maior incentivador de Thaiammy. "Ele que a inseriu no esporte e a acompanhava em todos os treinos", declarou a mãe.
"Nós, como pais, nunca imaginamos ter uma filha atleta e ainda internacional. No começo foi bem difícil, conciliar a saudade, distância, fuso horário… mas, vê-la crescendo, adquirindo maturidade, novas experiências e conquistando voos cada vez mais altos, nos faz muito felizes. Temos muito orgulho de quem ela está se tornando como pessoa. Sempre muito dedicada, focada, determinada, nos dando muito orgulho e alegrias", afirmou a mãe, Shimenny.
História no Jiu-jitsu
Thaiammy Paixão iniciou no Jiu-jitsu com apenas 8 anos de idade, na equipe Gordo Jiu-jítsu, no Município de Itaboraí, no Rio de Janeiro. Seu primeiro campeonato, onde conquistou a primeira medalha, foi a Copa Freedom, no clube Tamoio, em São Gonçalo, no ano de 2017.
Posteriormente, a atleta lutou outros campeonatos e adquiriu algumas experiências. Em 2021, surgiu a possibilidade de ir para os Emirados Árabes para treinar o Jiu-jítsu, participar de campeonatos e estudar novas línguas.
Trajetória de campeã
No ano de 2022, a atleta passou uma temporada de 350 dias morando nos Emirados Árabes, na casa dos primos que são faixa preta no esporte,
Paulo Avolio e Daniela Paes e, no dia 12 de março do mesmo ano, teve a sua primeira competição de Jiu-jitsu fora do Brasil, o International PRO DUBAI, vencendo de 10x0. Também em março de 2022, a atleta participou do Jiu-Jítsu Challange Championship em Abu Dhabi, conquistando mais uma vitoria.
Ao longo do ano passado, Thaiammy Paixão continuou ganhando campeonatos, conquistando títulos e escrevendo seu nome na história do Jiu-jitsu junto à sua equipe, Gordo Jiu-jítsu, R1NG e Instituto Inoue e com o patrocínio da Life’s Purpouse (Kimono).
Após esse período nos Emirados Árabes, em que está lutando pelo Al Ain Club SG, a atleta voltou para o Brasil e recentemente, em fevereiro, retornou ao país do Oriente Médio, onde conquistou três medalhas de ouro em diferentes competições.
A atleta agora parte para a Europa, onde ficará por 20 dias para competir no AJP NO-GI SPAIN NATIONAL JIU-JITSU CHAMPIGNONSHIP. Logo após esse período, ela volta aos Emirados para ficar por mais 60 dias e depois retorna para o Brasil, onde irá se preparar para o Mundial, que acontece em Novembro em Abu Dhabi.