Festa de São Pedro é celebrada em Jurujuba nesta semana
No dia do padroeiro dos pescadores (29) haverá as tradicionais procissões em terra e em mar
O Dia de São Pedro é celebrado nesta quinta-feira, 29 de junho. Em Niterói, a Capela de São Pedro de Jurujuba realiza uma das mais tradicionais festas do padroeiro dos pescadores e do santo das chuvas do País. A programação do festejo, que é organizado pela capela e pela colônia de pescadores local, uma das mais antigas da cidade, se inicia no dia do padroeiro (29) e se estende até o domingo (2).
Na quinta-feira, as atividades começam às 5h, com a alvorada, seguida por uma missa solene na Capela de São Pedro, às 6h. Em seguida, às 9h, acontece uma missa solene campal e, logo após, a benção das chaves. Às 10h, sairá a procissão terrestre levando a imagem de São Pedro até o cais de Jurujuba, de onde começará a procissão marítima, que percorre a Baía de Guanabara até a altura do Museu de Arte Contemporânea (MAC) e depois retorna para o cais.
Leia também:
➣ Estátua de São Pedro do Mar é recolocada em pedra na Urca
➣ Quadra da Porto da Pedra será reinaugurada em agosto
O pescador Enivaldo Miranda, de 54 anos, foi o sorteado deste ano para levar a imagem de São Pedro. Ele é nascido e criado em Jurujuba e, desde pequeno, participa da tradicional comemoração. Este ano, cerca de 30 barcos acompanharão a sua embarcação na procissão marítima, que é realizada pela segunda vez depois da pandemia.
"Eu sou devoto de São Pedro e participo há cerca de 30, 40 anos da comemoração. Neste ano eu fui o escolhido para levar a imagem e fiquei bem feliz. Vou abrindo a 'barqueata' e o pessoal segue atrás. Acho muito legal poder ter a festa de novo, porque é a animação dos pescadores daqui", afirma Enivaldo.
São Pedro é considerado o padroeiro dos pescadores e dá nome ao tradicional mercado de peixe de Niterói. O santo é um dos três celebrados na festa junina, ao lado de São João e Santo Antônio. Na Cidade Sorriso, a Capela de São Pedro é uma relíquia situada na Colônia de Pescadores, no bairro de Jurujuba. Foi construída há mais de cem anos e era uma modesta capelinha até ser substituída, em 1947, por outra construção mais ampla feita de pedra, cal e óleo de baleia.
Veja a programação completa:
29/6 – Dia do Padroeiro
05h – Alvorada
06h – Missa solene
09h – Missa solene campal
[Benção das chaves]
10h – Procissão terrestre
11h – Procissão marítima
12h – DJ e Almoço do Pedrão
14h – Santo Terço e benção
16h – Missa Solene
17h – Show Cultural Quadrilha do 60 Up
20h – Missa Solene
[Queima do quadro de São Pedro em seguida]
22h30 – DJ
30/06 – A partir das 18h
Barraquinhas, DJs e shows
01/07 – A partir das 10h
Recreação, barraquinhas, Almoço do Pedrão, roda de samba e shows
02/07 – A partir das 10h
10h – Missa
11h – Moto procissão com Falcão e amigos (saindo do quiosque escritório da Boa Viagem)
12h – DJ, Almoço do Pedrão, barraquinhas, show de rock, roda de samba e shows