Niterói participa do movimento nacional Um Dia no Parque
Caminhada pela trilha da Rota Charles Darwin fará parte do evento
Niterói vai aderir ao movimento nacional Um Dia No Parque neste domingo (23). A cidade, que conta com 56% de áreas protegidas em seu território, tem 45 trilhas mapeadas, dentre elas a Rota Charles Darwin, que recebeu este nome por conta da passagem do naturalista na cidade. A trilha de longo curso integra aspectos históricos às paisagens deslumbrantes da cidade.
A saída está marcada para às 8h30 no Parque da Cidade, sede do PARNIT. Ao longo de 5 km, os caminhantes poderão passar por locais como o Córrego da Viração, o Mirante dos Tamoios e o Bosque Vermelho, para vislumbrar as árvores avermelhadas da Ilha do Pontal.
Leia também:
➣ Teatro Municipal de SG terá espetáculo de dança gratuito
➣ Arraiá de Maricá 2023: Juliette faz público dançar na Barra
O projeto, que se define como a maior mobilização pelas áreas protegidas do Brasil, tem como objetivo mostrar às pessoas tanto a delícia de visitar uma área e ter contato com a natureza, como a importância dessas áreas para a proteção da biodiversidade, da água, e da garantia de qualidade de vida para a sociedade.
Além disso, o evento aparece como uma oportunidade para apresentar políticas públicas municipais relacionadas às áreas protegidas, patrimônios naturais e trilhas de longo curso. O UDNP é celebrado nesta época em comemoração ao aniversário de criação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Niterói conta com 10 unidades de conservação, cinco na categoria de proteção integral. O ponto de encontro é no Parque da Cidade (sede do PARNIT).
Após a trilha, os visitantes poderão desfrutar do Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis.