Idosa de 119 anos, de Itaperuna, se torna pessoa mais velha do mundo
Dona Deolira ultrapassou idade de atual detentora reconhecida do título
Uma moradora de Itaperuna, no Norte do Rio, se tornou a pessoa mais velha do mundo. Deolira Glicéria Pedro da Silva, que completou 119 anos no último domingo (10), ultrapassou a espanhola María Branyas Morera, de 117 anos, atualmente "detentora" do título no livro dos recordes, o Guinness Book.
Nascida em março de 1905, em Porciúncula, dona Deolira foi mãe de sete filhos e tem 17 netos, 40 bisnetos e 37 tataranetos. Segundo relatos da família e do médico que acompanha a idosa, ela não precisa fazer uso de medicação de forma continuada, é totalmente lúcida e, apesar de ter algumas dificuldades de audição e precisar fazer uso de cadeira de rodas, ela tem uma saúde boa.
Leia também:
➢ Estado do Rio cria data em homenagem a jovem morto em operação no Salgueiro
➢ Bancos fazem mutirão de negociação de dívidas a partir desta sexta
Segundo relatos da família, parentes já enviaram para o Guinness Book documentos e registros para comprovar que a brasileira quebrou o recorde de pessoa mais idosa. Em 2022, uma idosa da África do Sul, Thandiwe Wesinyana, tentou disputar o título com a espanhola, afirmando ter 128 anos. A família teria enviado documentos para o livro dos recordes, mas não teve o título reconhecido. Ela faleceu em março do ano passado.