Gêmeos gonçalenses promovem evento de arte e cultura no Complexo da Alma
Intitulado "Arte que toca a alma", o evento foi idealizado pelos irmãos Faiska e Fumassa em prol da comunidade que nasceram
No último sábado (6), os irmãos gêmeos Jeferson Alves Santos, conhecido como Faiska (@faiska22)e Wellington Alves Santos, o Fumassa (@fumassa22), promoveram um evento de arte e cultura para a comunidade do Complexo da Alma, em São Gonçalo, onde nasceram e vivem até hoje.
Idealizado pelos irmãos, o evento, intitulado "Arte que toca a Alma" ocupou o beco da comunidade com shows musicais, exposição fotográfica, desfila de moda, poesia, passinho, mesa de conversa, além de lanches e batalha de TikTok para as crianças.
Leia mais
Partage Shopping recebe mais uma edição do Dom Sarau neste sábado (13)
Itaipuaçu recebe festival “Arte das Ruas” neste domingo (14)
Os irmãos, que tem grande destaque e reconhecimento dentro da "cultura dos passinhos", são dançarinos e já participaram de clipes de grandes artistas, além de serem atores e atuarem em séries e projetos para diversos streamings. Faiska hoje está no ar em três produções, para a Netflix, Globoplay e HBOMAX. Enquanto isso, Fumassa também se destaca no mundo artístico com personagens na série Impuros e em outras duas produções na Netflix e na Disney.
"Quando começamos a nos dedicar a arte muita gente aqui em nossa comunidade não nos levava a sério, não acreditavam que a arte poderia mudar as nossas vidas, hoje somos uma das maiores referências da nossa comunidade, por isso tivemos a ideia de ser pra eles essa fonte de motivação. Com a criação desse projeto, nós queremos voltar atenção dos nossos jovens para cultura, apresentar para alguns um novo norte, para outros uma nova visão de vida, mostrar para todos que a arte e a cultura salvam e mudam vidas!", afirmou Fumassa.
"Transformar. Fazer com que as crianças tenham um contato natural com a arte, e que possam sentir a esperança de novos caminhos e um futuro melhor, através de uma arte que transforma", declarou Faiska, curador do projeto.
Os irmãos pretendem levar o projeto à comunidade pelo menos uma vez a cada dois meses.
"A gente acredita que com esse projeto a gente já está mudando vidas, olhares, caminhos e perspectivas das nossas crianças, adolescentes e até mesmo dos adultos. Algo muito lindo que aconteceu foi ver os olhos radiantes dos adultos prestando atenção em cada palavra que a gente falava. Muitos nos conhecem desde pequenos e viram todo esse processo, onde a gente chegou. Arte e cultura salvam, são o caminho. Muita gente acha que sabe qual é a "cara" da favela, do crime e tudo mais, mas a gente está aqui pra mostrar o outro lado, a "coroa", que tem a cultura, a arte e diversos sonhos e talentos", afirmou o artista Fumassa.
O evento foi realizado no Morro da Colina - Rua do Xingu, 722, Complexo da Alma, Amendoeira, São Gonçalo e contou com uma programação repleta de demonstração dos mais variados tipos de arte. No evento também estavam presentes o músico e produtor MC Jota K; a coordenadora e produtora cultural Thaíza Nogueira; a jornalista e mediadora Samara; ativista Isadora Canela; poeta e cantora Lary; a artista visual Nabru, além da fotógrafa e idealizadora Bárbara Gabrielle e da Boutique Filmes, que apoiou o projeto através de recursos financeiros.
"Quando as pessoas pesquisarem o Complexo da Alma no Google quero que vejam matéria de arte e cultura e não de tráfico, olha o poder que isso tem", disse o artista Faiska.
*Estagiária sob supervisão de Thiago Soares