Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,6788 | Euro R$ 6,1388
Search

Sebrae oferece projeto gratuito para empreendedores de favelas do Rio

Inscrições para a 10ª edição do TOP Empreendedor estão abertas até o dia 24

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 05 de julho de 2024 - 08:22
O TOP Empreendedor chega à sua 10ª edição com a missão de capacitar esses pequenos negócios para que melhorem sua gestão e aumentem as vendas
O TOP Empreendedor chega à sua 10ª edição com a missão de capacitar esses pequenos negócios para que melhorem sua gestão e aumentem as vendas -

Microempreendedores individuais (MEI) e microempresas (ME) de favelas do Estado do Rio de Janeiro têm até o dia 24 para se inscrever em um projeto gratuito do Sebrae. O TOP Empreendedor chega à sua 10ª edição com a missão de capacitar esses pequenos negócios para que melhorem sua gestão e aumentem as vendas. As inscrições devem ser feitas pelo link: https://sites.rj.sebrae.com.br/inscricao/projeto-top-empreendedor.

Segundo pesquisa do Data Favela (2015), quatro em cada dez moradores de favelas das regiões metropolitanas brasileiras desejam empreender, a maioria deles (63%) na própria comunidade onde vive. “Há um grande potencial empreendedor, mas muitos precisam de um apoio para fazer um planejamento, melhorar a presença nas redes sociais, organizar as finanças e nosso projeto chega para isso”, explicou a gerente de Empreendedorismo Social do Sebrae Rio, Carla Panisset.

Cerca de 700 empreendedores de favelas do Rio já participaram deste projeto
Cerca de 700 empreendedores de favelas do Rio já participaram deste projeto |  Foto: Divulgação

Leia mais

Projeto Ecoar chega a São Gonçalo levando o esporte como ferramenta de inclusão social

Ciumenta? Andressa Urach revela que monitora o celular do namorado


Um diferencial desta edição do TOP Empreendedor é que as microempresas também podem participar. Outra novidade é que as aulas coletivas online e as mentorias individuais com especialistas do Sebrae serão mescladas com encontros presenciais para trocas de experiências com outros empresários.

Cerca de 700 empreendedores de favelas do Rio já participaram deste projeto. A proprietária do Ateliê T´tranças, Tatiane Martins, da comunidade Mandela, em Manguinhos, conta que adquiriu muitos contatos e aprendeu sobre finanças, pitch e como divulgar melhor seu negócio nas redes sociais: “As aulas e mentorias trataram de tudo o que é importante na vida de um empreendedor que vem de comunidade e precisa de ajuda para crescer, foram como um divisor de águas para mim".

Isso aconteceu também com Adilaine Monteiro, do e-commerce de camisetas Favellove, na comunidade Chumbada, em São Gonçalo, que hoje se sente mais preparada para atuar no mercado e destaca: “Com o projeto do Sebrae a gente deixa de ser ver como alguém que está buscando uma renda extra para se enxergar realmente como empreendedor.”

Matérias Relacionadas