Tarde Cultural: evento promove encontro entre as artes plásticas e a literatura em Niterói
Celebração acontecerá na Livraria Novos Escritores nesta sexta-feira(27)
A arte é uma forma de expressar sentimentos e revelar a personalidade de cada indivíduo. Com isso em mente, a escritora e empreendedora Cristiane Lima, conhecida pelo nome artístico Buana Lima, gerencia diversas mostras culturais dentro e fora do país. Nesta sexta-feira (27), ela será responsável por mais um evento com artistas de diferentes segmentos. A "Tarde Cultural" trará muitas reflexões e aprendizados através da literatura e das artes plásticas. A celebração acontecerá a partir das 18h, no espaço da Livraria Novos Escritores, localizada na Rua João Pessoa, número 109, sala 1901, no Jardim Icaraí, em Niterói. A presença deve ser confirmada previamente via WhatsApp: (21) 99982-6280.
Buana Lima é artista e criadora dos grupos internacionais de arte "Universo de las Artes" e "Universo Arte Kids", além de ser proprietária da Livraria Novos Escritores. Para ela, o encontro proporcionará muitas trocas e conexões para os interessados em arte. Ela também destaca a importância dos movimentos culturais e artísticos para expandir a visão social dos indivíduos "A arte de modo geral faz com que a sociedade passe a ver o mundo de ângulos diferentes. Amplia sua capacidade de aceitação, nos torna pessoas tolerantes, pois nos impulsiona a sair do quadrado onde vivemos, e nos abre a mente para conhecermos novas culturas e novos pensares", pontua.
Leia mais:
Acadêmicos de Niterói promove audição para comissão de frente dia 05 de outubro
Meia maratona do Cristo Redentor de 2024 acontecerá neste domingo
Artistas convidados
A celebração contará com um debate sobre o livro 'Deus na Escola Pública' do escritor, professor e pesquisador Oswaldo Viana. Esta será a segunda discussão sobre a obra, já que a primeira aconteceu no dia 31 de agosto e, devido ao grande sucesso, ganhará um bis nesta sexta-feira.
Além disso, o evento apresentará duas mostras individuais de belas artes: uma da artista Lisete Chies, de Porto Alegre, e outra de Fernanda Alexandre Morais, do Espírito Santo. Suas obras serão expostas na livraria. Por fim, o evento receberá os alunos do Ateliê da Tia Rô, nome artístico de Rosângela Oliveira, do Paraná. Os jovens criarão releituras das obras de Lisete e Fernanda durante a celebração, incentivando a cultura e promovendo a inclusão, já que muitos dos alunos do ateliê são neurodivergentes.
Como gestora de eventos, Buana se sente grata por poder participar de iniciativas culturais tão importantes, mas, ao mesmo tempo, acredita que tem um longo caminho a percorrer até atingir o devido reconhecimento destes espaços. "Sinto que ainda tenho muito a fazer pois o meio literário e das artes plásticas ainda é injusto para os emergentes. Acho que é necessário ter muita criatividade e pessoas bem intencionadas, empresários que realmente virem a chave e deem espaço para que novos escritores e artistas passem a ganhar e serem valorizados pelo que fazem. Então meu trabalho estará sempre sendo renovado para que coisas boas aconteçam", destaca.
Por conta do espaço limitado, para participar da reunião será necessário confirmar a presença previamente por meio do seguinte contato: (21) 999826280.
Sob supervisão de Marcela Freitas