Prefeitura de Niterói publica edital de licitação para definir empresa que fará a obra do Museu do Cinema Brasileiro
Espaço será instalado em prédio já existente no Reserva Cultural, em São Domingos
A Prefeitura de Niterói publicou, ontem (15), no Diário Oficial, o edital de licitação para a contratação da empresa que será responsável pela obra de implantação do Museu do Cinema Brasileiro. O museu será instalado nos dois andares de um prédio já existente no Reserva Cultural, na Avenida Visconde do Rio Branco, em São Domingos. Será o primeiro museu do Brasil que vai contar a história do cinema nacional.
A licitação está marcada para o dia 7 de novembro. No início do mês, o projeto do Museu do Cinema Brasileiro foi apresentado pelo prefeito Axel Grael, acompanhado do secretário executivo André Diniz; da secretária das Culturas, Júlia Pacheco; da presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Micaela Costa; e da subsecretária do Escritório de Gestão de Projetos (EGP), Katherine Azevedo.
“O Museu do Cinema Brasileiro será um grande equipamento cultural de Niterói. São dois andares, cada um com mil metros quadrados. O prédio onde será instalado o museu fica no Reserva Cultural e essa será mais uma intervenção importante para revitalizar ainda mais o Centro da cidade. Este será o primeiro museu que vai contar a história do cinema brasileiro. Teremos ainda um acervo e exposições permanentes para homenagear o Paulo Gustavo e o Nelson Pereira dos Santos. Será um espaço com muita interação para receber visitantes de todas as idades”, ressalta o prefeito Axel Grael.
Leia também:
Águas de Niterói realiza campanha de doação de ração e utensílios para pets
Insatisfeitos com falta de energia, moradores fecham rua em Niterói (vídeo)
O Museu do Cinema Brasileiro será um espaço interativo dedicado a celebrar a diversidade do cinema nacional. O museu vai ocupar dois andares, cada um com uma área de mil metros quadrados, e terá uma curadoria que reflete a história e a evolução do cinema brasileiro.
Em um ambiente inovador, os visitantes terão a oportunidade de explorar diversas exposições que incluem réplicas funcionais de cinematógrafos, que eram máquinas para filmar, revelar e projetar imagens fotográficas. O público vai ter experiências interativas que utilizam tecnologias como realidade virtual e sensorial. Essas interações são projetadas para criar um ambiente dinâmico e envolvente para estimular a curiosidade e o aprendizado sobre o patrimônio audiovisual do Brasil.
No primeiro pavimento, o museu terá uma linha do tempo que destaca a trajetória do cinema brasileiro e suas influências no cenário internacional. Equipamentos audiovisuais e exposições de curtas-metragens e documentários vão apresentar os principais marcos e efeitos especiais que se destacaram na indústria cinematográfica ao longo dos anos.
O segundo andar será dedicado a um espaço educativo e cultural, equipado com infraestrutura moderna para eventos e exposições temporárias. Este espaço terá mostras fixas em homenagem a duas figuras importantes da história do cinema niteroiense: Nelson Pereira dos Santos e Paulo Gustavo.
O Museu do Cinema Brasileiro será um espaço de preservação da memória do cinema nacional, e vai promover a diversidade cultural e a inclusão. O espaço terá uma programação variada e interativa para atrair públicos de todas as idades e estimular o interesse pela sétima arte.
O edital de licitação está disponível para download no site oficial da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa): www.emusa.niteroi.rj.gov.br.