Maricá se prepara para uma revolução cultural com a parceria de Quaquá e José de Abreu
José de Abreu, Antônio Grassi e Ruy Guerra irão liderar nova era cultural em Maricá
O ator José de Abreu, o renomado Antônio Grassi e o cineasta Ruy Guerra, ícones da cultura nacional, unem forças em Maricá (RJ) para impulsionar a cena cultural da cidade na gestão do prefeito eleito, Washington Quaquá. O convite de Quaquá, deputado federal e vice-presidente do PT, levará ao município grandes nomes para liderarem projetos de artes cênicas, audiovisual e turismo cultural a partir de janeiro.
José de Abreu assumirá a direção de projetos de artes cênicas e audiovisual, trazendo sua experiência e visão para fortalecer a produção artística local. Antônio Grassi, com histórico de liderança em instituições como a Funarte e o Instituto Inhotim, irá comandar a nova Empresa de Cultura e Turismo de Maricá. Ruy Guerra, um dos grandes nomes do Cinema Novo, será o consultor da Maricá FilmComission e o curador do futuro Festival Internacional de Cinema das Utopias, prometendo transformar Maricá em um polo cultural de relevância.
Leia também:
Shows com artistas nacionais agitam a Flim até o dia 10/11
Flim 2024: Em sua maior edição, feira literária movimenta Maricá
Essa equipe de peso tem como objetivo não apenas ampliar as oportunidades culturais e o turismo local, mas também colocar Maricá no mapa cultural do Brasil e da América Latina.
Parceria de longa data
A relação entre o prefeito eleito de Maricá, Washington Quaquá, e o ator José de Abreu é marcada por uma afinidade política e pessoal que se estende há anos. Em 2023, essa amizade os levou juntos a uma viagem a Cuba, onde trocaram experiências sobre política e cultura. Neste ano, José de Abreu também se engajou na campanha de Quaquá, que foi eleito com expressivos 73,74% dos votos para seu terceiro mandato.
Agora, essa parceria se materializa com o convite para que José de Abreu lidere os projetos de artes cênicas e audiovisual de Maricá. Na nova gestão, o ator trará sua bagagem para impulsionar a produção cultural local.