Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,7744 | Euro R$ 6,1128
Search

Jardim Catarina recebe feijoada e roda de samba de Consciência Negra nesta quarta

Centro Comunitário do Catarina promove, ainda, debates e capoeira em celebração à data

relogio min de leitura | Escrito por Felipe Galeno | 19 de novembro de 2024 - 16:51
Evento acontece nesta quarta (20), com entrada gratuita para comunidade
Evento acontece nesta quarta (20), com entrada gratuita para comunidade -

Feijoada, roda de samba, capoeira e debates marcam a programação do Dia da Consciência Negra no Jardim Catarina. Nesta quarta-feira (20), a partir de 13h, o bairro em São Gonçalo recebe uma série de atividades em celebração ao feriado nacional e voltadas para a comunidade local. Os eventos são promovidos pelo Centro Comunitário do Jardim Catarina (CCJC), que fica na Rua Raposo Botelho.

O espaço comunitário já realiza atividades em celebração à data há mais de dez anos. A edição de 2024 pretende colocar em pauta as lutas e a resistência da população negra contra o racismo e as desigualdades sociais através dos debates e atividades culturais. O evento deve contar, ainda com uma feira empreendedora e uma roda de capoeira para jovens do bairro, através da parceria com um grupo colaborativo do CCJC.


Leia também:   

➢ Veja a programação cultural do Mês da Consciência Negra em Niterói

➢ Confira o que abre e fecha em SG e Niterói no Dia da Consciência Negra, nesta quarta (20) 


Mayara Aquino, que é colaboradora do CCJC, explica que a ideia é aproveitar a comemoração para destacar assuntos importantes e experiências da comunidade negra para a população do Catarina.

"Para mim, é muito importante porque abre o horizonte de outras pessoas que vivem numa bolhazinha. [Queremos] mostrar um pouco da cultura através da capoeira, um pouco da vivência de outras pessoas, [mostrar] não só o passado, como o nosso presente também - porque o racismo está aí sendo mostrado, e infelizmente, só não enxerga quem não quer. Então, assim, além de um dia de celebração, eu acho que é um dia de conscientização também", destaca a colaboradora.

As atividades começam às 13h, com entrada franca. O espaço fica na Rua Raposo Botelho (antiga Rua 21), qd. 80, lote 10, no Jardim Catarina, São Gonçalo.

Matérias Relacionadas