Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,9794 | Euro R$ 6,3154
Search

'Uma História da Arte Brasileira': MAM reabre ao público com exposição sobre cultura nacional

Após receber cúpula do G20, local volta a funcionar neste domingo (1)

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 01 de dezembro de 2024 - 12:48
Espaço foi completamente reformado para receber os principais líderes mundiais
Espaço foi completamente reformado para receber os principais líderes mundiais -

Depois de ser sede das reuniões da cúpula do G20, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro reabrirá suas portas para o grande público neste domingo (1). O espaço, que foi totalmente restaurado, irá receber a exposição "Uma História da Arte Brasileira", um retrato da arte moderna e contemporânea brasileira.

O local, que completou 70 anos há pouco tempo, foi completamente reformado para receber os principais líderes mundiais no G20. Além das mudanças estruturais, a segurança do museu foi reforçada com a implementação de 27 câmeras de segurança monitoradas pela prefeitura do Rio. 

O salão monumental do museu foi pintado. A parede de tijolos, o piso de madeira e a iluminação foram recuperados. Entre o segundo e o terceiro andar não há colunas, mas sim uma área aberta, um vão livre de 1.770 m².


Leia mais:

Mulher destrói capela com imagem de Nossa Senhora na Baixada Fluminense

Trânsito no Rio terá alteração para festa da torcida do Botafogo, ainda hoje (1)


Durante as reuniões políticas, os líderes das nações foram apresentados a obras de artistas nacionais renomados, como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Djanira, Heitor dos Prazeres, Frans Krajcberg, Carlos Vergara e Sebastião Salgado. Para além da mostra, o público poderá realizar uma visita guiada focada no prédio e em seus jardins. 

Pela rampa, por onde subiram os chefes de estado na chegada ao G20, é possível ver a arquitetura do MAM e a paisagem com os jardins recuperados. As espécies plantadas são as mesmas escolhidas nos anos 1950, no paisagismo de Burle Marx. No jardim de pedras, elas foram retiradas uma a uma e limpas. E o jardim japonês foi recomposto.

A exposição acontecerá do dia 01/12 até 08/12, das 10h às 18h, todos os dias; a partir de 11/12, apenas de quarta a domingo. A entrada é gratuita. 

Matérias Relacionadas