Maricá inaugura Mercado Municipal no Centro
Espaço, com 26 boxes para vendas de verduras, legumes, frutas, peixes, mel e embutidos, fica próximo ao terminal rodoviário da cidade
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, inaugurou, na última quinta-feira (12), o Mercado Municipal Pedro Paulo Pereira, no Centro da cidade. Em uma área total de dois mil metros quadrados, o local dispõe de 26 boxes no térreo para pescadores e expositores de verduras, legumes, frutas, mel e embutidos, além de uma área com gastronomia (restaurantes e lanchonetes) no piso superior.
As atividades no novo espaço já terão início e uma edição especial da Feira da Agricultura Familiar está marcada para o dia 21 de dezembro no local, possibilitando que a população de Maricá possa usar, na ceia, alimentos saudáveis - além de fomentar a atividade dos produtores locais. Uma programação de eventos no novo Mercado Municipal será divulgada nos próximos dias.
Leia também:
Show de stand-up comedy com Felipe Absalão no Centro do Rio nesta sexta-feira (13)
Natal Iluminado de Maricá contará com espetáculo no céu e no mar
“As cidades do mundo resgatam os mercados municipais como um lugar de encontro das pessoas, um lugar onde esse senso de proximidade entre produção rural e artesanato local possa estar vivo. O Mercado Municipal é um lugar de encontro, de cultura, de produção rural, de sabor de comida. Aqui teremos a agricultura familiar como um elemento importante da construção da cidade de Maricá, já que ainda carregamos uma dimensão de ruralidade produtora. Há muitos pequenos agricultores no município e a gente quer que esse lugar seja de fomento”, afirmou o prefeito Fabiano Horta.
No próximo ano, a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento irá realizar um chamamento público para a ocupação definitiva dos espaços por agricultores e pescadores que atendam os requisitos do edital.
“Estamos resgatando e trazendo produtores e produtos locais. Temos aqui a banana do caboclo, a farinha do Camburi. Agora temos um mercadão para comprar peixes frescos, por exemplo. Não precisamos sair da cidade para comprar o nosso peixe em Niterói ou no Rio. Produzimos em Maricá e vamos vender em Maricá”, disse o secretário Julio Carolino.
O nome do Mercado Municipal é uma homenagem a Pedro Paulo Pereira, conhecido como Pedro Sapateiro, um dos primeiros a oferecer o serviço de conserto de sapatos em Maricá. Além disso, o local onde foi construído o “Mercadão” pertencia à família do comerciante.
O espaço também será ocupado por projetos da Secretaria, como Baldinho do Bem e Fábrica de Desidratados; do Turismo (Feirarte), Cidade Sustentável (Maricá Mais Verde); e de parceiros – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Casa e Jardim, Honda, Sicoob, Portal das Flores, Cooperar, Emater-Rio, Casa das Artes Carnavalescas e Cozinha Criativa.
Alberto Gomes de Oliveira, de 72 anos, tem um sítio no Caju onde produz o que vende. O produtor estava encantado com a estrutura do novo mercado municipal. “A estrutura é excelente. Temos os boxes, bom espaço e a ventilação é boa. A peixaria é excelente. Agora estamos na expectativa do edital”, contou.
Quem visitou o local também conferiu uma exposição de fotos com paisagens da cidade clicadas por José Ignácio Manier Brandão, em homenagem ao fotógrafo amador já falecido, e de objetos do Grupo de Artistas de Maricá (GAM). O espaço foi aberto ao público ao som da bateria Maricadência da União de Maricá, além de shows de Ronaldo Valentim, Lira, Trio MDA e Nivaldo Costa.
O Mercado Municipal de Maricá fica na Avenida Roberto Silveira, 399, Centro (ao lado do Ciep e próximo ao terminal rodoviário).