Instituto JCA, em Niterói, completa 20 anos apostando em transformação social pela educação
Iniciativa oferece programas gratuitos de formação para jovens de 13 a 28 anos
O educador e filósofo brasileiro Paulo Freire costumava dizer que a educação “não transforma o mundo”, mas transforma pessoas e são “as pessoas [que] mudam o mundo”. Assim, promover desenvolvimento social em qualquer contexto sempre envolveria, de alguma maneira, promover acesso à educação.
É sob essa ideia que atua, nos municípios da Região Metropolitana, o Instituto Jelson da Costa Antunes, o IJCA. Instalado em um edifício no Baldeador, em Niterói, a organização completou duas décadas em 2024 e, apesar das diferentes fases e trabalhos realizados ao longo desse tempo, um princípio que marca toda a história de atuação do projeto é que, para mudar a vida dos jovens em condição de vulnerabilidade, é preciso investir em boa educação e acesso a conhecimento.
“A gente vem construindo muita cooperação para fazer com que mais adolescentes e jovens acessem boa educação e possam fazer boas escolhas para as suas vidas”, explica Maysa Gil, diretora executiva do Instituto JCA. Desde 2004, mais de 5 mil pessoas já foram atendidas pelos projetos do Instituto, que incluem programas de apoio ao ingresso no ensino médio e de qualificação profissional, além de ações isoladas na Vila Maria, em São Paulo.
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O espaço foi fundado por um dos principais empresários brasileiros no ramo do transporte rodoviário, Jelson da Costa Antunes. Natural de Itaboraí, ele resolveu aproveitar o sucesso à frente do Grupo JCA - que opera viações como 1001 e Cometa - para investir em uma iniciativa social que apoiasse jovens de baixa renda na trajetória da sala de aula ao mercado de trabalho.
Esse apoio se dá, principalmente, através de dois programas: o Fortalecendo Trajetórias, que atende adolescentes de 13 a 16 anos, e o Oficina do Ensino, focado em jovens de 18 a 29. O primeiro é um dos projetos mais longevos do Instituto e oferece apoio a estudantes da rede pública na passagem do ensino fundamental para o médio.
No Fortalecendo, alunos do 9º ano recebem reforço escolar em Português e Matemática por cerca dois meses antes de começarem as aulas preparatórias para participar dos processos seletivos para o Ensino Médio em escolas como IFRJ, Colégio Pedro II, Escola Sesi, Colégios Intercultural Brasil-China e o Intercultural Brasil-França.
Após o ingresso nas unidades de ensino, o programa continua através de acompanhamento social e pedagógico para garantir a permanência estudantil e o desenvolvimento do aluno. 80% dos participantes foram aprovados em universidades. Muito além do pré-vestibular, é esse acompanhamento que faz a diferença no futuro de muitos jovens participantes do programa, como conta o estilista Henrique Ribeiro, ex-aluno do IJCA.
“Eu e outros amigos da escola éramos potências, só que a gente meio que não sabia como percorrer esse caminho. O Instituto foi esse lugar de facilitar essa trajetória, entender essas possibilidades. E eu acho que o mais importante aqui do Instituto é não só essa apresentação de ferramentas e possibilidades, mas o modo como isso é feito, sabe? O Instituto entende que cada aluno é um aluno”, conta o estilista gonçalense, dono da marca Rique Valente.
Para o stylist, sua trajetória de vida seria completamente diferente sem o Instituto. Esse impacto é refletido tanto nos projetos profissionais dele como em suas parcerias com o Instituto. Depois de participar do Fortalecendo, Henrique estagiou no setor de Comunicação do JCA e, recentemente, retornou ao espaço para participar de uma parceria com o Instituto, que resultou na criação de uma nova identidade visual e de uma linha de roupas e bags personalizadas do IJCA feitas com materiais reciclados.
“Quem passa aqui pelos bastidores hoje geralmente tem alguma relação com o Instituto. Cerca de metade da equipe é formada por ex-alunos. A gente sempre volta para cá”, conta Henrique.
Mais recentemente, o IJCA deu início a um projeto paralelo ao Fortalecendo Trajetórias com o objetivo de ampliar essa atenção aos alunos em transição do 9º ao 1º ano do médio. Batizado #TamoJunto9ºano, o movimento promove uma articulação entre Secretarias de Educação de Niterói e São Gonçalo e organizações da sociedade civil para promover o avanço de políticas públicas que apoiem os estudantes na fase de transição.
“A gente foi construindo o que a gente chama de ‘Agenda Propositiva’, com um conjunto de princípios de protagonismo juvenil, valorização do jovem e valorização da educação pública. Fomos para um lugar de transbordar a atuação na sede do Instituto e fazer uma atuação presente nas escolas, especialmente nas cidades de Niterói e São Gonçalo. Foi uma forma de a gente se apropriar mais do que existe e valorizar essas práticas que acontecem nas escolas”, detalha Maysa, que idealizou o projeto.
Além do Fortalecendo Trajetórias, o outro programa permanente do Instituto é o Oficina do Ensino, que trabalha com cursos nas áreas de manutenção, administração, logística e tecnologia. Em todos os cursos, o programa oferece qualificação profissional gratuita com atividades práticas e oportunidades de inserção profissional.
Ao todo, mais de 3 mil jovens já participaram do Oficina. Nos últimos meses, o projeto ofereceu cursos de Auxiliar de Operações Logísticas, Auxiliar de Manutenção Veicular e Auxiliar Administrativo. Em todos os casos, além da formação teórica, há ainda aulas práticas, com equipamentos e maquinário profissionais. A taxa de empregabilidade do programa nos últimos anos foi de 64%.
Por fim, o Instituto também desenvolve projetos paralelos, como um curso de tranças e cílios para mulheres moradores do entorno em Niterói - com formação, mentoria e investimento para as participantes -, e um projeto de incentivo a iniciativas culturais em Vila Maria, na Zona Norte de São Paulo, através de parceria com a Viação Cometa.
“A gente vive um momento excelente. Eu me sinto realizada. A gente percebe, no nosso momento, que temos histórias concretamente transformadas. Eu me sinto realizada, não apenas como liderança mas também por fortalecer outras lideranças, ver outras lideranças se formando. É isso que a gente quer; identificar essas potências e fortalecer”, destaca Maysa.
A sede do Instituto JCA fica na Rodovia Amaral Peixoto, 2504, no Baldeador, em Niterói. Mais informações sobre os programas do Instituto estão disponíveis no site e nas redes do projeto.