Fotógrafo de Niterói vence prêmio em concurso mundial de fotografia
Gui Christ foi eleito melhor fotógrafo de retratos pelo ensaio "M'kumba", que aborda elementos das religiões de matriz africana em fotografias

Nascido em Niterói, o fotógrafo Gui Christ foi o vencedor do prêmio de Melhor Fotógrafo do Ano na categoria dedicado a retratos do Sony World Photography Awards, uma das principais premiações da fotografia internacional. O artista foi homenageado pelas fotos do ensaio "M'kumba", realizado em 2024.
A premiação aconteceu em Londres, capital do Reino Unido, na última semana. O projeto de Christ premiado no concurso é dedicado a retratos que fazem referências a elementos das religiões de matriz africana. Segundo o autor do ensaio, o objetivo do ensaio é combater o racismo religioso e celebrar a cultura religiosa afro-brasileira.
Leia também:
Nas redes, Christ, que atualmente vive em São Paulo, dedicou o reconhecimento aos orixás, aos amigos, à sua família de santo e às “quase 5 milhões de pessoas que foram vitimas da violência colonial” no Brasil. “Toda vitória pertence a Ogun! Toda vitória pertence aos povos de terreiros, a cultura, religiosidades e povos afro-brasileiros! Que honra ser o vencedor da categoria retrato no principal prêmio de fotografia no mundo, com meu projeto M’kumba”, celebrou o fotógrafo.