Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,6808 | Euro R$ 6,4648
Search

Escritor gonçalense Rodrigo Santos lança novo livro

"A vida é uma série de acontecimentos estranhos e mágicos" é uma obra que tem contos sobre histórias extraordinárias e comuns do cotidiano

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 25 de abril de 2025 - 14:00
Com uma escrita que flerta com o realismo fantástico, Rodrigo mistura causos cotidianos com elementos mágicos e ícones da cultura popular
Com uma escrita que flerta com o realismo fantástico, Rodrigo mistura causos cotidianos com elementos mágicos e ícones da cultura popular -

Um causo contado na mesa de um bar e histórias do cotidiano que são comuns e extraordinárias, isso é o que o leitor irá encontrar em "A vida é uma série de acontecimentos estranhos e mágicos", o novo livro de contos do escritor Rodrigo Santos, lançado pela editora Oficina Raquel. O Gonçalense é um dos idealizadores do projeto literário "Uma Noite Na Taverna" - que foi um marco para os amantes da literatura na Região Metropolitana do Rio de Janeiro - e depois de circular por romances e antologias, o escritor mergulha de cabeça no universo dos contos em sua nova obra, reunindo histórias marcadas por oralidade, humor, crítica social e um toque de magia. A coletânea, que sucede o livro “Carcará”, traz personagens reais e fabulosos, vivos e mortos, de São Gonçalo à eternidade.

O cenário dos contos, em sua maioria, é a cidade de São Gonçalo. A região periférica e com mais de um milhão de habitantes, ganha destaque nas narrativas, contrapondo o que o autor nomeia como um “desmerecimento contínuo do território”.

“A gente que cresce na periferia passa por um desmerecimento contínuo do nosso território, o que leva ao despertencimento. Eu me aproprio muito cedo das narrativas de minha cidade, e elas enriquecem muito a minha literatura. Há contos que se passam em outros lugares, claro, mas eu acabo sempre voltando para cá!”, destaca.


Leia também

Lorde encerra hiato com lançamento surpresa de "What Was That" em Washington

Ciclone pode provocar temporais no Sudeste, Sul e Centro-Oeste; entenda


Com uma escrita que flerta com o realismo fantástico, ele mistura causos cotidianos com elementos mágicos e ícones da cultura popular como Elis Regina, Renato Russo, Karen Carpenter e até referências a Michael Jackson. “Gosto de ver magia na vida, nas pequenas e nas grandes ações”, afirma o autor.

O livro já está disponível para venda no site da Amazon.

SOBRE O AUTOR

É pai, marido, flamenguista, escritor, professor, roteirista e corredor de rua assintomático. Publicou “Máscaras sobre Rostos Descarnados” (poesia, Ed. Muiraquitã – Rio de Janeiro, 2003), “Mágoa” (romance, Ed. Fábrica de Livros, SENAI – Rio de Janeiro, 2010), “Brechó de Almas” (poesia, Quártica Premium, 2015), “Macumba” (romance, Mórula, 2019), “Se o medo tivesse um som” (noveleta, Mórula, 2020), “Carcará” (contos, Malê, 2021), "Fogo nas Encruzilhadas" (romance, Periferias, 2022) e "Máquinas Escrotas" (romance, Patuá, 2023), além de publicações em coletâneas no Brasil e na França; roteirista com formação na Oficina de Roteiro da Globo e curso de extensão na PUC. Já jogou bola com Zico e já viu um peixe-lua.

Matérias Relacionadas