Niterói recebe Seminário Internacional Cultura e Democracia nesta quinta (28)
Haverá debates, grupos de trabalho e atividades de formação para gestores e artistas
Dando continuidade à edição realizada no ano passado e que agora contará com a presença de convidados do Equador, Colômbia, Chile, Argentina e Peru, a cidade de Niterói vai abrigar de 28 a 30 de novembro (quinta a sábado) o Seminário Internacional Cultura e Democracia.
O evento contará com debates, grupos de trabalho e também atividades de formação para os gestores, produtores culturais e artistas de Niterói e do Rio de Janeiro. O encontro terá atividades em vários espaços da cidade, como Museu de Arte Contemporânea (MAC), Sala Nelson Pereira dos Santos, Solar do Jambeiro e Museu Janete Costa de Arte Popular. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.
Durante o Seminário, debates como "Cultura em tempos de crise", "Desafios da gestão de políticas culturais na América Latina", uma Audiência pública sobre políticas culturais e crise democrática no Brasil e um ato político-cultural, com participação de artistas e parlamentares, irão propor reflexões sobre a defesa da liberdade de expressão e opinião e a valorização da diversidade.
Niterói é hoje referência no fomento do acesso à cultura. Segundo dados coletados pela Folha de São Paulo no Tesouro Nacional, Niterói é a cidade que mais investe no setor em relação ao orçamento no estado do Rio de Janeiro e está entre as 10 no Brasil.
Segundo o Secretário Municipal das Culturas de Niterói, Victor de Wolf “o seminário, além de trazer nomes importantes do cenário nacional e internacional das políticas culturais, acontece no marco de ações e iniciativas importantes em Niterói, como os investimentos de 8,5 milhões em editais públicos, dentre os quais o fomento às artes, incentivo à produção audiovisual e Política Municipal de Cultura Viva, entre outros"
Sobre a conferência
Na abertura do Seminário Internacional Cultura e Democracia, na quinta-feira, 28 de novembro, às 18h, na Sala Nelson Pereira dos Santos, será lançada a 5ª Conferência Municipal de Cultura de Niterói. A abertura contará com as presenças do prefeito Rodrigo Neves, do Secretário das Culturas de Niterói, Victor de Wolf, e do presidente da Fundação de Arte, André Diniz.
Com intensa participação do Conselho Municipal de Políticas Culturais, o processo de mobilização e participação popular ocorrerá durante mais de quatro meses, de novembro de 2019 a março de 2020. O objetivo é desenvolver diversas e amplas ações de consulta e diálogo nos territórios da cidade para despertar o interesse do cidadão sobre as políticas de cultura.
O Seminário Internacional Cultura e Democracia e a 5ª Conferência são realizados pela Superintendência de Financiamento à Cultura (SIMFIC) da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Secretaria Municipal das Cultura (SMC) e Conselho Municipal de Políticas Culturais, com apoio da Sala Nelson Pereira dos Santos, Museu de Arte Contemporânea (MAC), Solar do Jambeiro e Museu Janete Costa de Arte Popular. A produção é da Contra Regras.
Sobre a Fundação de Arte
Com uma história que remonta ao ano de 1967, a Fundação de Arte de Niterói-FAN é diretamente subordinada à Secretaria Municipal das Cultura. Fazem parte da FAN o Teatro Municipal João Caetano, o Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Popular, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, a Sala Nelson Pereira dos Santos, a Igreja de São Lourenço dos Índios, o Museu Janete Costa de Arte Popular, a Biblioteca Parque Niterói, a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói e o Solar do Jambeiro, onde se situa também a Coordenação de Documentação e Pesquisa.
Serviço
Seminário Internacional Cultura e Democracia
Museu de Arte Contemporânea (MAC), Sala Nelson Pereira dos Santos, Solar do Jambeiro e Museu Janete Costa de Arte Popular
28 a 30 de novembro de 2019 (quinta-feira a sábado)
Entrada gratuita mediante credenciamento nos locais dos eventos
Informações: (21) 2620.6101 / culturaniteroi.com.br