Dono de estúdio de animação cria talk show no Youtube
Valu Vasconcelos já coordenou projeto audiovisual em São Gonçalo

Por Rennan Rebello
Durante o isolamento social adotado pelas autoridades como forma de evitar a propagação do novo coronavírus (covid-19) na população, além, de mudar a rotina de todos também criou novas formas de interação através da internet. Partindo deste pressuposto, o 'radar' de O SÃO GONÇALO segue sintonizado no que ocorre em seu município no mundo virtual e inicia mais uma série, desta vez, intitulada como 'Talk shows no isolamento social', já que neste período de distanciamento o consumo de conteúdos audiovisuais na internet aumentou, como as entrevistas, que são assistidas nas redes sociais. No entanto, além de acompanhar programas famosos, os gonçalenses também tem seus próprios formatos, entrevistadores e entrevistados. E o portal osaogonçalo.com.br irá entrevistar alguns destes idealizadores locais.
O primeiro entrevistado por OSG é morador de Copacabana mas um apaixonado por São Gonçalo, cidade da qual teve projeto audiovisual. Trata-se de Valu Vasconcelos, 46, dono do estúdio de animação Valu Animations Studios. Durante a pandemia que assola o Brasil, o animador carioca que também é quadrinista, utiliza seu canal no Youtube para entrevistar novos talentos da 'nona arte' no programa 'Papo com o quadrinistas' (produzido através de vídeo conferência). A iniciativa também inclui idealizadores gonçalenses de revistas em quadrinhos, na lista de produtores a serem entrevistados enquanto desenham ao vivo, como o gonçalense Eberton Ferreira, autor das obras: 'Causos', 'Xamã' e a 'Rede da Carne' (ver o último vídeo no final da matéria).
"Na verdade, o meu canal é sobre tudo que o meu estúdio faz, ou se propõe a fazer. Ele hoje cobre desenho animado, que a base da minha empresa desde 2001, livros infantis desde 2018, histórias em quadrinhos desde 2010 e tem um flerte com música também. O mais bacana é o formato. Como sei que todos são tímidos, e sempre ficam desconfortáveis falando para câmera. Eu os coloquei para desenhar, assim como também fico desenhando junto. Claro que o mais importante é o que eles falam, mas o desenho, que é o seu habitat natural, vai quebrando o gelo. E ao final, temos uma obra original, ou várias, como no caso de Mig Mendes (roteirista e ilustrador de trabalhos do Ziraldo)", disse.
O 'Papo com o quadrinista' surgiu através de uma percepção de Valu, que constatou, o restrito espaço que os criadores de HQs autorais tem no mercado brasileiro que historicamente é instável e árduo para quem almeja viver desta arte no país.
"Eu tenho atuado nos bastidores do mundo dos quadrinhos independentes há muito tempo, e essa participação tem crescido a cada ano. Na última Bienal do Livro, no Rio, fui patrocinador e curador do estande da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e levei mais de 50 autores independentes de forma gratuita para expor e vender seus trabalhos na maior feira literário da América Latina. Logo na sequência, fui convidado a me tornar sócio de um evento literário, o qual já era frequentador e muito amigo dos organizadores, o Rio Comics, que me fez atuar politicamente também para ampliar a atuação em 2020. Junto a isso, o meu canal do YouTube estava crescendo. E me perguntei: Como ajudar meus amigos quadrinistas, que sofrem com a falta de divulgação, mesmo sendo grandes artistas? A resposta foi esse formato de talk show. Onde eu poderia apresentar o artista para enaltece-los e não apresentá-los como pedintes, que é algo que vejo na maioria dos programas e canais, onde os famosos são enaltecidos e os independentes são sempre o resto. Isso me dá propriedade de extrair deles respostas e histórias que não contariam em uma entrevista normal. Por outro lado, levo para quem assiste, caminhos à serem avaliados e talvez seguidos, caso queiram entrar nessa profissão. E o público tem respondido bem com interatividade e comprando as obras dos entrevistados. O que prova que suas obras são realmente relevantes", explicou.
Canal Valu Animation Studios, no Youtube, ultrapassa mais de 12 mil inscritos na quarentena