Marcelo Adnet é vítima de golpe do Whatsapp e adverte: "não confie"
Humorista revelou a situação em seu Twitter
Os golpes no Whatsapp têm se tornado bastante comuns, principalmente na pandemia. E é preciso ficar atento aos mais diversos tipos desta fraude na rede social. Existe, por exemplo, o golpe do código do Whatsapp, que já foi citado em matérias anteriores do O SÃO GONÇALO (confira clicando aqui), mas existem muitos outros (confira clicando aqui e aqui). Mas, se engana quem pensa que apenas as pessoas "não famosas" sofrem com esse golpe. Isso porque o humorista Marcelo Adnet revelou, no último domingo (11), que foi vítima de um desses famosos golpes: o de falsificação, no qual alguém se passa por ele usando seu próprio número.
O golpe da falsificação pode ocorrer através da clonagem do seu Whatsapp, por exemplo. Com isso, o golpista usa o seu número e tem acesso ao seu Whatsapp, que já é conhecido por seus amigos e parentes, e se passa por você, pedindo uma transferência bancária para a conta dele.
"Pessoal, alguém se fazendo passar por mim com o número 011 933562534 e uma foto minha está pedindo depósitos em meu nome. Registrarei boletim de ocorrência, não confie!", alertou Adnet em seu Twitter.
Artistas como Regina Casé e Giovanna Lancelotti também já "caíram" em golpes parecidos.
Como evitar o golpe
Para evitar o golpe, a ideia é nunca passar um número de verificação do seu Whatsapp para ninguém. Os golpistas se fingem de algum funcionário de uma empresa e pede que você passe esse código para que ele te ajude em algum serviço. Esse código é uma forma que o Whatsapp tem de evitar que outras pessoas entrem na sua conta. Quando você passa esse código para o golpista, este consegue passar a segurança do Whatsapp e tem acesso aos seus contatos e à sua conta, podendo fingir que é você para os seus amigos e familiares.