Clayton Divina ganha busto de artista plástico gaúcho
Ex-jogador de vários clubes brasileiros, que despontou para o futebol atuando ao lado de Ronaldo Nazário, no São Cristóvão, irá colocar escultura em sua homenagem no COT, dirigido por ele em São Gonçalo
![Busto vai ficar no Centro de Memória do COT](https://cdn.osaogoncalo.com.br/img/Artigo-Destaque/100000/1200x720/Clayton-1_00109640_0-ScaleDownProportional.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.osaogoncalo.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F100000%2FClayton-1_00109640_0.jpg%3Fxid%3D313304%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1734139374&xid=313304)
* Por Carol Pina
Com uma trajetória profissional e afetiva dentro do clube do Grêmio, o ex-jogador Clayton Divina deixou mais que uma marca registrada aos amantes do esporte do Rio Grande do Sul. Conhecido como Grilo, irá receber uma nova homenagem de um artista plástico sulista e gremista, além de um admirador de seu projeto com o Centro de Oportunidade ao Talento (COT), em São Gonçalo.
Após pendurar as chuteiras e deixar os gramados, Clayton fundou o COT, que ajuda e incentiva muitas crianças gonçalenses a conquistarem o grande sonho de se tornarem jogadores. O jornalista e artista, João Armando Daudt Pinto, de 45 anos, conheceu o trabalho de Clayton através das redes sociais, e logo seu coração gremista se recordou dos tempos de Grilo em campo, decidindo assim realizar uma linda homenagem ao ex-jogador.
“Me sinto feliz de fazer este trabalho. É uma forma que tenho de fazer parte do projeto dele. Acredito que fazer o bem, atrai o bem. Como ele faz muita coisa boa para muita gente, também merece receber o reconhecimento. Espero estar colaborando com ele e que esta homenagem sirva de incentivo para ele continuar fazendo este lindo trabalho em frente ao COT”, contou João Armando, que já fez bustos de outros jogadores que fizeram história no grêmio, além de outras personalidades do Rio Grande do Sul.
João Armando trabalha com miniaturas 3D, e irá criar um busto de Clayton Divina para ser colocado no memorial da sede do COT, no bairro gonçalense do Porto Novo, na divisa com o Gradim. O espaço conta um pouco da história do ex-jogador e reúne desde matérias de jornais e fotos antigas á camisas de clubes e outras homenagens prestadas a ele. O artista contou que o busto será feito em 3D, usando de técnicas virtuais e manuais. “Primeiro é necessário criar uma escultura digital, exatamente como se faz um busto normal. A diferença é que em vez de esculpir em massa clay (massa usada para esculpir) se faz digitalmente. Após imprimir em uma impressora 3D, basta pintar manualmente com tinta acrílica”, explicou João. A previsão para a entrega da homenagem, segundo o artista, é de cerca de 60 dias.
Clayton revelou estar muito emocionado e contente com o busto que agora fará parte de sua estante no memorial. “Não é sempre que recebemos uma homenagem dessa. Fiquei muito feliz, e também por ser reconhecido pelo nosso trabalho, que é um trabalho de Deus”, disse. O projeto socioesportivo começou a criar raízes em outros lugares além de São Gonçalo, como em Miracema (RJ), Ubatuba (SP), Taboleiro (MG) e com planejamento para iniciar no Rio Grande do Sul. O COT já virou referencia no mundo futebolístico, e recebe apoio de muitos ex-companheiros de futebol profissional de Clayton, como os goleiros Danrlei (ex-Gêmio) e Adriano (ex-Flamengo), Diego Souza (Botafogo), Roberto Brum (Fluminense) e Djar (ex-Botafogo).
“Quando eu jogava ainda sempre imaginava fazer algo para as crianças de São Gonçalo. Que nosso município não tinha incentivo algum para o jovem. Deus me deu esse propósito”, contou Clayton. O projeto que já está a cerca de 15 anos em São Gonçalo, não recebe nenhuma ajuda do Poder Público, e é uma importante ferramenta de inclusão social entre as crianças. Com a ação, o ex-jogador abraça os jovens e abre uma porta com muito incentivo e oportunidades que vão além de uma profissão, fazem parte de um sonho e de muitas vidas.
Não é a primeira vez que Clayton recebe uma homenagem. No ano passado, ele ganhou uma música que fala da sua história e também do COT. Clayton começou a despontar para o futebol em meados dos anos 80, com como um dos integrantes do time de juvenis mais promissores do São Cristóvão, atuando no ataque ao lado de Ronaldo Nazário. Depois da passagem pelo Grêmio Divina, que é de São Gonçalo, teve passagens por outros clubes brasileiros, até encerrar a carreira e fundar o COT.
Para aqueles que tiverem interesse em se inscrever no Centro de Oportunidade ao Talento (COT), basta entrar em contato através do telefone: (21) 97034-2076 , ou através do Instagram @projetocotsg e @claytondivina.
* Estagiária sob supervisão de Sérgio Soares