Alerj aprova Política Estadual Vini Jr. de Combate ao Racismo
Projeto de lei foi proposto por deputado de são Gonçalo
Os deputados da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) optaram por aprovar o projeto de lei que institui a Política Estadual Vini Jr de Combate ao Racismo nos Estádios e Arenas Esportivas, proposta pelo gonçalense Professor Josemar (Psol). O pleito aconteceu na tarde desta terça-feira (06/06).
A política oficializa medidas para lidar com casos de ataques racistas a pessoas presentes em uma partida esportiva, inspirado pelo infame episódio sofrido pelo jogador Vinicius Jr. durante um jogo de futebol na Espanha, no fim dos mês passado. A lei prevê que a partida seja interrompida caso seja identificado um ato de racismo por alguma pessoa presente no local de disputa.
Leia mais:
➢ Brasil e Espanha agendam amistoso especial em combate ao racismo
➢ Câmara do Rio aprova concessão de título de cidadão carioca a Vinícius Jr
➢ Alunos de colégio e escolinha de futebol onde Vini Jr. estudou em SG fazem homenagem para o atleta
Essa é a primeira aprovação na assembleia de Josemar, ex-vereador em São Gonçalo eleito como deputado estadual em 2022. “Existem medidas importantes do projeto que vão no sentido de que a gente possa ter uma sociedade igualitária. Fico muito feliz que este seja meu primeiro projeto aprovado aqui na Casa”, comentou o parlamentar.
Com a aprovação na Alerj, o Projeto de Lei 1.112/23 segue para a mesa do governador Cláudio Castro (PL), que deve vetar ou sancionar a lei em até 15 dias.