Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,6788 | Euro R$ 6,1388
Search

Ex-Grêmio é homenageado em 1ª edição do Troféu Zizinho, em São Gonçalo

Prêmio reconheceu personalidades de destaque da cidade na cultura e no esporte

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 13 de novembro de 2023 - 19:02
Troféu foi batizado em homenagem à lendário atleta gonçalense
Troféu foi batizado em homenagem à lendário atleta gonçalense -

Aconteceu, na noite da última sexta-feira (10), a primeira edição do Troféu Zizinho, premiação realizada pela Prefeitura de São Gonçalo para reconhecer personalidades do município que tenham alcançado destaque na cultura e no esporte. Cantores, atletas e artistas da cidade receberam prêmios na cerimônia, que foi realizada no Teatro Municipal de São Gonçalo, no Centro, e contou com a presença de autoridades do município.

Um dos grandes homenageados da noite foi o jogador de futebol Tomás Soares da Silva, o 'Zizinho' que batiza o prêmio. Falecido desde 2002, ele foi reconhecido postumamente no evento com o primeiro troféu entregue, recebido por sua filha, Kátia Marin. A neta do atleta, reconhecido como um dos maiores do futebol brasileiro no século XX, agradeceu a homenagem.


Leia também:

Niterói 450 anos: Confira a programação da festa

➢ De São Gonçalo para o mundo: vocalista de banda gonçalense relembra trajetória

Clarinetista faz apresentação gratuita de 'clássicos do choro' em Niterói


"A família está honrada por essa grande homenagem ao meu avô, porque é um tremendo evento, que leva o nome dele, que é da cidade de São Gonçalo e é usado como troféu desse grande projeto", comentou Simone Marins, neta de Zizinho.

Premiação foi realizada no Teatro Municipal de São Gonçalo, no Centro
Premiação foi realizada no Teatro Municipal de São Gonçalo, no Centro |  Foto: Fábio Guimarães/Prefeitura de São Gonçalo

Nas premiações culturais, um dos principais homenageados foi Altay Veloso, renomado cantor e compositor. Além dele, foram homenageados a primeira bailarina negra da cidade, Sonia Lobumba, a baiana da Porto da Pedra "Tia" Nicilda da Silva, o produtor cultural Ivan de Oliveira, a cantora Azzy, a Mãe Márcia D’Oxum, a coreógrafa Bia Barros, entre outros.

Já no esporte, um dos principais reconhecidos foi Clayton Divina, o "Clayton Grillo", ex-jogador de futebol e fundador do projeto social Centro de Oportunidade ao Talento, o COT. Ele e o vice-presidente do projeto, Wladimir Silva, foram reconhecidos pelo trabalho a frente do Centro, que oferece formação esportiva para crianças do Porto Novo e de Santa Izabel.

"Foi uma noite maravilhosa. Minha esposa Silvana e o diretor Valdeir Lemos também estavam presentes com a gente. Receber esse troféu com o nome do Zizinho, que foi um craque no futebol, é muito gratificante. O teatro municipal estava lotado. É muito bom receber homenagem em vida; depois que morrer não adianta", celebrou Clayton.

Coordenadores do COT foram reconhecidos por projeto social
Coordenadores do COT foram reconhecidos por projeto social |  Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Ex-jogador do Grêmio e colega de time de Ronaldo Fenômeno no início da carreira, Clayton fundou o COT há 17 anos, após encerrar a carreira no esporte profissional. Atualmente com duas unidades, a iniciativa foca em aulas esportivas para menores de 5 a 15 anos da comunidade local.

"É um trabalho árduo, que começamos há 17 anos e hoje, graças a Deus, conta com mais gente competente na diretoria, que está fazendo acontecer o projeto", celebrou o ex-jogador.

"Foi uma noite maravilhosa", comemorou ex-jogador
"Foi uma noite maravilhosa", comemorou ex-jogador |  Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Além dos coordenadores do COT, outros atletas reconhecidos foram os bicampeões mundiais de jiu-jitsu Anna "Amassa Pão" e Ravi "Cavalo Doido", entre outros. A cerimônia contou, ainda, com uma apresentação da bateria da Unidos do Porto da Pedra e uma exposição, no hall, com o trabalho da artista Nabru.

Matérias Relacionadas