Italo Ferreira vence final brasileira e é campeão da etapa de Saquarema da WSL
Surfista potiguar venceu Yago Dora e assumiu a 4ª colocação do ranking
O Brasil manteve, nesta sexta-feira (28), a hegemonia do surfe masculino em casa. Desde que a WSL decidiu colocar Saquarema, no Rio de Janeiro, como o local oficial da etapa brasileira do mundial, nenhum estrangeiro conseguiu levar a taça para casa. E nessa temporada, não foi diferente. Na Praia de Itaúna, em uma decisão completamente brasileira, Italo Ferreira derrotou Yago Dora, que era o atual campeão da etapa, e conquistou o troféu no Rio de Janeiro pela primeira vez na carreira.
A final caseira reuniu Italo, com duas notas 9, e Yago, com 9.33 e 9.17 (as quatro maiores notas do evento). Mesmo começando sem bons resultados, os brasileiros conseguiram se recuperar nas últimas três etapas. Italo Ferreira conseguiu sua segunda vitória da temporada e assumiu o 4º lugar do ranking mundial. Com o vice-campeonato, Yago Dora assumiu a 6ª posição do ranking.
Nas águas, Italo começou com tudo. Em sua primeira boa onda, fez 7.00 e abriu vantagem. Yago teve mais calma e conquistou duas notas medianas, 5.67 e 4.93, e assumiu a liderança faltando 10 minutos para o final. Italo foi em frente, fez 6.67, assumiu a liderança e foi campeão da etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe.
Leia também
• Anitta se destaca na disputa de samba-enredo da Unidos da Tijuca para o Carnaval de 2025
• Preso o ex-CEO das Lojas Americanas em Madri, Espanha
Outros brasileiros também chegaram longe na competição. Gabriel Medina e Luana Silva perderam nas quartas de final, e Tatiana Weston-Webb chegou à semifinal da competição no Rio de Janeiro. Agora, o próximo destino de alguns surfistas do tour é Teahupoo. A disputa pela medalha de ouro nos Jogos Olímpicos será realizada entre os dias 27 de julho e 5 de agosto. Gabriel Medina, João Chianca, Filipe Toledo, Tatiana Weston-Webb, Luana Silva e Tainá Hinckel irão representar o Brasil nas ondas perigosas do Taiti.