São Gonçalo EC se prepara para final do Campeonato Carioca B1 sub-20
Equipe de SG enfrenta Pérolas Negras no primeiro jogo da final, que acontece neste sábado (20), às 15h
Boa fase para o futebol gonçalense! Após levar a Taça Corcovado, que vale como o primeiro turno do Campeonato Carioca B1 sub-20, o São Gonçalo Esporte Clube pode estar próximo de conquistar o título do torneio. A equipe de base disputa a final do campeonato com o Pérolas Negras em duas rodadas; a primeira delas acontece já neste sábado (20), às 15h, no Estádio do Trabalhador, em Resende, interior do estado.
A equipe, treinada pelo ex-jogador do Fluminense, Roberto Brum, passou pela primeira metade do torneio invicta, o que garantiu a Taça, e levou a melhor nas duas rodadas de semifinal, vencendo o Paduano por 2 a 1 e por 1 a 0. O sucesso e a chance de título contrastam com a situação delicada que o time enfrentava até bem pouco tempo. O técnico conta que, quando chegou à equipe, no final do torneio do ano passado, o time estava quase sendo rebaixado.
Leia mais
• Atacante português Rafael Leão, do Milan, grava vídeo usando a camisa do Flamengo
• Maricá FC garante vaga antecipada para a semifinal do Carioca A2
"Eu fui convidado no ano passado com a missão de manter o time. Cheguei faltando duas rodadas para terminar [o campeonato], o time estava na zona de rebaixamento e conseguimos dois bons resultados. Deu certo e aí me fizeram a proposta de começar para valer esse ano. Aí eu voltei a estudar futebol e consegui a minha Licença A pela CBF Academy", explicou Roberto.
Em entrevista a O SÃO GONÇALO na manhã desta sexta-feira (19), a equipe ressaltou o foco e a determinação para seguir nessa trajetória vitoriosa rumo ao grande título.
"Começamos o campeonato e meio que ninguém acreditava na gente. Vamos enfrentar um adversário que tem uma estrutura muito maior do que a nossa, o favoritismo é todo deles, mas nós temos dado o nosso melhor, temos realizado um trabalho de excelência e o resultado foi esse, chegar à final. Somos a surpresa do campeonato, nosso time tem mantido uma invencibilidade, com um bom ritmo de apresentação e resultado. Agora para a decisão a minha expectativa é que a gente continue evoluindo para que o resultado seja a consequência do que a gente entrega no jogo", afirmou o treinador.
Filho de Roberto Brum, Robert, 18 anos, que joga pelo São Gonçalo EC, acredita que os resultados são baseados na entrega e na coletividade.
"A preparação não vem só dessa semana, vem de um trabalho realizado diariamente. A expectativa é a melhor possível, que a gente possa sair com um bom resultado. Eu creio que não só o trabalho dentro de campo, como também toda a equipe por trás que faz toda diferença para a nossa conquista", afirmou o jogador.
Na expectativa para o primeiro jogo da grande final do campeonato, os atletas Ryan Souza, 20 anos, e Kauã Henrique, 18, ressaltaram que essa boa fase do time e a preparação para os jogos, fazem parte de um grande sonho em comum.
"O nosso grupo almeja muito ser campeão, que é o nosso maior sonho nessa competição. Estamos vindo de uma sequência de invencibilidade, mas nada disso pode entrar na nossa mente, porque agora é um novo jogo. Nosso diferencial para essa final é a competitividade", afirmou Ryan.
"Questão de saudade é difícil, mas é tudo pelo meu sonho, então vou lidando com isso da melhor forma possível. Expectativa é a melhor possível pra amanhã, acredito que vamos sair com a vitória e se Deus quiser ser campeão", disse Kauã, que saiu de casa, em Minas Gerais, aos 13 anos, em busca do sonho de ser jogador de futebol.
Para a equipe, o diferencial para alavancar o trabalho do time em 2024 foi a integração do treinamento esportivo com outros acompanhamentos específicos, como o psicológico e o nutricional.
"Quando veio o convite de ser auxiliar técnico do Roberto Brum, eu logo aceitei. É um cara vencedor, vitorioso, e você vê que o trabalho tá sendo bem feito. A gente chegou na fase mais importante da competição e nosso intuito é conseguir a vitória. A gente torce para que tudo dê certo dentro da nossa trajetória", declarou o auxiliar técnico Gustavo Moura, de 40 anos.
"A gente tem uma essência muito boa, trabalhando todo mundo junto. São bons garotos, muito educados, e que gostam de trabalhar. Hoje somos o único time invicto da competição sub 20 e temos que manter essa história para conquistar esse título", concluiu César Fróes, preparador de goleiros do São Gonçalo EC.
A partida deste sábado tem transmissão ao vivo pelo canal Perólas Negras TV, no YouTube. O segundo jogo acontece no sábado seguinte, dia 27 de julho, também às 15h, no Estádio Orlando Pedro Xavier, em Silva Jardim. A final não tem vantagem e, em caso de empate, as equipes decidirão o título nos pênaltis.