Fifa divulga regras para novo Mundial de Clubes
Regulamento estabelece critérios para desempate e escalação
A Fifa divulgou, nesta terça-feira (05), o regulamento do novo Mundial de Clubes. Marcada para acontecer nos Estados Unidos, a competição terá novas regras para escalação de equipes participantes e critérios de desempate. O evento acontece entre 15 de junho e 13 de julho de 2025.
Um dos detalhes mais importantes do novo regulamento são os critérios para desempate. Segundo a Fifa, o confronto direto será o primeiro critério de na fase de grupos, seguido por saldo de gols e quantidade de gols marcados. Já nos 'playoffs', o empate será decidido com prorrogação e disputa de pênaltis.
Cada time participante poderá levar 35 jogadores para o torneio. Apenas 26 deles poderão ser relacionados por jogo. No regulamento, a Federação detalha que os clubes que participarem deverão se comprometer a "a escalar seus times mais fortes" na competição.
Leia também:
➢ Neymar sente incômodo na coxa direita e deixa jogo do Al-Hilal pela Champions League da Ásia
➢ Dias após rescindir com o Fluminense, Marcelo visita Xerém e assiste a treino do filho
Uma outra novidade que o Mundial não aceitará a participação de mais de um time controlado pela mesma empresa, clube ou pessoa. Ao todo, serão 32 clubes participantes, divididos em oito grupos diferentes para a primeira fase. A distribuição de equipes por grupo será decidida por sorteio, ainda sem data divulgada.
31 das 32 equipes já foram definidas. O Brasil é o país com mais times participantes. Quatro clubes representam o país: Flamengo, Fluminense, Palmeiras e o vencedor da final da Libertadores, que será disputada entre Botafogo e Atlético-MG.