Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,8031 | Euro R$ 6,041
Search

Após marcar gols em todos os jogos do 1º turno, Botafogo passa por dificuldades contra defesas fechadas

Glorioso já passou em branco em cinco jogos do returno

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de novembro de 2024 - 19:23
Artur Jorge tem encontrado dificuldades para encontrar soluções para melhorar o desempenho do ataque do Botafogo
Artur Jorge tem encontrado dificuldades para encontrar soluções para melhorar o desempenho do ataque do Botafogo -

No final do primeiro turno do Brasileirão 2024, o Botafogo do treinador Artur Jorge se tornou o primeiro clube da história dos pontos corridos a conseguir marcar gols em todos jogos do primeiro turno. Mas, no returno, as coisas mudaram de figura. A equipe vem tendo dificuldades nos últimos jogos e passou em branco contra Cuiabá e Atlético-MG. Isso fez a distância para o vice-líder Palmeiras cair de seis para dois pontos.

O Alvinegro também teve dificuldades para marcar contra o Criciúma, onde empatou por 1x1 e contra o Grêmio, em novo empate mas em 0x0. Em comum entre todas essas partidas é que os adversários defenderam com vários jogadores dentro da área, colocando um bloco muito baixo em campo.

Essa dificuldade para vencer times retrancados é comum. O time se notabilizou, principalmente, por criar chances a partir de acelerar o jogo e tentar agredir os adversários em transições. O técnico Rogério Ceni, do Bahia, percebeu isso: "Se você quiser entrar nesse jogo de transição, essa loucura é o jogo deles você não consegue acompanha-los. Essa bola lançada para o Arias foi um lance que ele estava sozinho contra cinco jogadores e eu disse calma, nós não temos as mesmas características do Botafogo. Temos que trabalhar bem em cima das nossas características. Você vai em uma transição, volta, perde a bola e os caras já estavam em cima."


Leia também:

Três turistas franceses são roubados na Lapa; celular é resgatado pela Segurança Pública

Mototaxista é morta em território da milícia, na Baixada Fluminense


A declaração foi dada após os confrontos entre Botafogo e Bahia pela Copa do Brasil. Na semana seguinte, Ceni voltou a falar: "Acelerar contra o Botafogo? Loucura" - completou. Pode não ter sido diretamente por causa das declarações de Rogério Ceni, mas desde então foi mais comum rivais virem com uma estratégia voltada para o lado defensivo ao enfrentar o Alvinegro.

O time marcou 31 gols em 19 jogos no primeiro turno; no returno, são 21 bolas na rede em 15 partidas. A média de gols, que era de 1,6 por duelo, foi para 1,4. Além disso, o Alvinegro teve cinco partidas em branco: Cruzeiro, Bahia, Grêmio, Cuiabá e Atlético-MG.

Matérias Relacionadas