Casal de São Gonçalo monta projeto socioesportivo em Cabo Verde
Iniciativa é intitulada como Somakids
Por Rennan Rebello
Em setembro do ano passado, O SÃO GONÇALO, publicou a história da ida do casal Bruno e Monique Dias, que saiu de São Gonçalo, como missionários pela Assembleia de Deus do Colubandê, para a região de Assomada, em Cabo Verde, na África. Na época, Bruno revelou a pretensão de fundar na cidade um projeto que utilizasse o futebol como ferramenta de evangelização, e no início deste mês, a meta foi cumprida e a iniciativa ‘Somakids’ já está em pleno funcionamento no país africano, onde atende cerca de 20 crianças.
“Nosso projeto oferece treino duas vezes na semana onde ensinamos fundamentos no esporte. No entanto, no decorrer da atividade, a gente aproveita para falar sobre ética e padrões morais porque nossa meta não é apenas ensinar a jogar, mas sim em ser um ótimo filho e aluno na escola”, explicou Bruno, que projeta futuramente criar um centro poliesportivo na Ilha de Santiago “A nossa meta é em futuramente criar um complexo poliesportivo para atender diversas modalidades e nós já estamos trabalhando neste sentido. E já conversamos com a Prefeitura e nos reunimos com o Emanuel Coelho (diretor do conselho de Juventude e Desporto da Ilha de Santiago, da zona da Assomada de Santa Catarina), que vem nos apoiando e inclusive deu autorização para usarmos a uma quadra e um campo municipal em nossos treinos”, revelou o missionário.
Além do evangelho a se pregar entre os jovens, outro ponto importante da iniciativa é a educação, tendo também, como foco o ensino de línguas estrangeiras em um país que, assim como o Brasil, uma ex-colônia portuguesa, também fala o português, como forma de qualificar a ‘nova geração’.
“O projeto ‘Somakids’ está em processo de regularização como uma escolinha de futebol. Mas queremos ir além, ofertando aulas de reforço escolar, além de classes de inglês e francês, inclusive. Já temos em vista, professores para desempenhar estas funções”, contou Bruno, que ainda acrescentou que ao lado de sua companheira, estão projetando a criação de um curso profissionalizante para os ‘pupilos’.
“Eu sou barbeiro de profissão e tenho um salão, em Alcântara, lá em São Gonçalo. E por isso, minha ideia é também dar uma profissão aos jovens locais. E daqui a três meses, vamos montar um Instituto de Beleza, onde iremos ensinar este ofício de barbearia”, finalizou.
Como o projeto é social e não tem fins lucrativos, doações são bem-vindas para a permanência do mesmo em território cabo-verdiano.
Para quem quiser efetuar doações, basta depositar qualquer quantia no nome de Monique Vieira Dias, no banco Itaú, agência 7769, conta corrente 31491-0, código 341. No momento, o casal gonçalense está fazendo uma campanha na internet onde pede materiais esportivos, como quatro bolas oficiais, 20 coletes e 20 pratos de sinalização. Para quem quiser entrar em contato com Bruno e Monique, basta enviar um e-mail para brunooliveiradias17@gmail.com.