Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,5529 | Euro R$ 6,1548
Search

Niterói recebe Ouvidoria Itinerante

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 14 de dezembro de 2015 - 10:09
Foto: Luiz Barros

Central do Brasil, Nova Iguaçu e São Gonçalo já foram atendidos:  demandas de urgência e emergência têm prazo de 48 horas para o retorno – A Ouvidoria Itinerante da Secretaria de Saúde esteve em Niterói, na sexta-feira (11/12). O município foi o quarto a receber o serviço, que já passou pelo Rio de Janeiro (Central do Brasil), Nova Iguaçu e São Gonçalo, contabilizando 250 atendimentos. O índice total de resolubilidade dos atendimentos nesses municípios foi de 49%.

Lançada em outubro, a Ouvidoria Itinerante da Secretaria de Saúde realizou mais atendimentos (41%) quando esteve na Central do Brasil, área de grande circulação de pessoas diariamente. Já Nova Iguaçu concentrou 32% dos atendimentos e São Gonçalo, 27%. As manifestações são classificadas como: denúncia, elogio, informação, solicitação e reclamação. Entre os temas abordados pela população estão o diagnóstico de exames, realização de consultas e cirurgias, dificuldade de acesso ou interrupção de serviços, problemas com recursos humanos e assistência farmacêutica.

Todas as demandas relacionadas ao Sistema Único de Saúde são recebidas e repassadas aos respectivos órgãos pela Ouvidoria. O índice de resolubilidade alcançado chegou a 75% na Central do Brasil; 39% em Nova Iguaçu; e 22% em São Gonçalo.

“O serviço móvel de Ouvidoria reflete um modelo de gestão mais participativa, que busca estreitar a relação entre a secretaria e os usuários do serviço público de saúde. Quem ouve, com certeza, erra menos”, disse o secretário de Saúde, Felipe Peixoto.

A equipe da Ouvidoria Itinerante é composta por dez ouvidores, que são psicólogos, assistentes sociais e profissionais da área administrativa, e trabalham na van adaptada para o projeto. Demandas de urgência e emergência têm prazo de 48 horas para retorno. Demandas administrativas, 15 dias, e processos administrativos, 30 dias. Os prazos são previstos em regulamentação específica para ouvidorias.

Matérias Relacionadas