Istagram sinaliza como ‘fake news’ postagem da atriz Regina Duarte sobre doações ao RS
A atriz compartilhou um vídeo de um político de extrema direta de Portugal que dizia que o Brasil não estava aceitando doações do país
A plataforma Instagram advertiu a atriz Regina Duarte, de 77 anos, por propagar fake news sobre a atuação do Governo Federal em relação a arrecadação de doações para o Rio Grande do Sul.
O vídeo compartilhado pela atriz é do político de extrema-direita português André Carlo Amaral Ventura. Nas imagens, ele mente ao afirmar que o governo brasileiro "não quer que Portugal envie" doações para o Rio Grande do Sul.
Leia também:
Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart precisa de doações de leite materno
Campanha de adoção proporciona lar para 26 animais em Maricá
Nos comentários do vídeo, os internautas diziam que as informações eram mentirosas e eram direcionados para uma agência de checagem para esse tipo de notícia, para que explicassem o motivo da fake news.
Antes do ocorrido, o Palácio do Planalto havia informado que estava trabalhando para facilitar o transporte das 200 toneladas de doações de Portugal para o RS. "Muita desinformação tem sido disseminada com mentiras sobre o esforço do governo brasileiro para ajudar a população gaúcha. Diferentemente do que alegam esses conteúdos falsos, não houve recusa por parte do governo federal de doações advindas de Portugal para o RS", disse o comunicado.